O Cine&Manas comemora o Cinema Nacional no mês em que, há 125 anos, ocorreu a primeira exibição pública no país, com a exibição do filme “Crônicas de Santa Cruz”, com roteiro e direção de Ynara Nogueira, na Areninha Carioca Sandra de Sá, Santa Cruz, no próximo dia 24 (sábado), às 18h, gratuitamente. A sessão de pré-estreia será seguida de debate com a diretora Ynara Nogueira.
“Crônicas de Santa Cruz” é um documentário que narra a história inspiradora de líderes comunitários e coletivos em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que lutam contra as adversidades e transformam suas comunidades, mesmo com recursos financeiros limitados. O filme desafia a noção convencional de transformação social, destacando a resiliência, a criatividade e o poder da liderança. A obra é fruto de uma confluência de projetos de cinema que vêm sendo realizados no bairro, e que estão criando um ecossistema para a produção audiovisual local com muita resistência e coletividade.
Ao destacar suas histórias inspiradoras de desafios, o documentário ilustra o poder da liderança coletiva e da ação comunitária, através da trajetória de líderes visionários e apaixonados que desenvolvem estratégias inovadoras para mobilizar a comunidade e promover a inclusão social. Eles organizam eventos culturais, projetos comunitários e ações de conscientização, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis.
“Crônicas de Santa Cruz” é uma experiência cinematográfica que desafia as ideias preconcebidas sobre o que é possível alcançar. É uma celebração da resiliência e da capacidade de ação dos líderes comunitários que se recusam a aceitar a desigualdade como destino. O filme visa inspirar o público a repensar seu papel na criação de mudanças positivas em suas próprias comunidade.
Ynara Noronha, artivista do cinema de guerrilha, cria de Santa Cruz, graduada em Produção Audiovisual pela ESAMC Jundiaí (2022), Produtora Audiovisual com Ênfase em Novas Tecnologias pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e Produtora Cultural pelo NAPROCULT. Desenvolve projetos socioculturais desde 2018, e também realiza experiências de iniciação ao cinema desde 2015 na Cidadela e ECDR. Co Fundadora do MOVA, que é o Movimento Organizado de Valorização Artística, e da Negratividade Yusuke, projeto cultural de iniciação ao cinema para jovens de Santa Cruz.
O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca e apoio da Riofilme.
Sobre o Cine&Manas
O Cine&Manas é um projeto de exibição e distribuição de impacto para exibição de filmes nacionais realizados por mulheres cis e trans. De caráter itinerante, o cineclube circula desde 2017 pela região metropolitana do Rio de Janeiro, já tendo realizado sessões na capital, no bairro de Campo Grande, Paciência, Bonsucesso e nas cidades de Niterói e Rio Bonito. Em 2021, em função da pandemia de covid-19,realizou sessões online, com incentivo da Lei Aldir Blanc.
Este ano o Cine&Manas vai realizar uma circulação por diversos bairros da Zona Oeste.
Programação
. Casa Bosque/Campo Grande – dias 20/07 e 21/08 – 18h.
. Areninha Carioca Sandra de Sá ( Santa cruz) – 24/06 – 18h
. Areninha Carioca Hermeto Pascoal (Bangu) – 21/08 – 18h
. Arena Carioca Gilberto Gil ( Realengo) – 25/10 – 17h
. Arena Carioca Abelardo Barbosa (Pedra de Guaratiba) – 18/11 – 17h
Ficha técnica do projeto
Coordenadora de produção: Helena Claro
Curadoria: Bruna Aguiar, Galba Gogóia e Helena Claro
Produtora técnica: Bruna Aguiar
Comunicação: Suburbana
Designer: Renée Lima
Realização: Manas Produtora
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Fomento: FOCA, Prefeitura do Rio de Janeiro
Apoio: Rio Filmes.
Filme: Crônicas de Santa Cruz
Roteiro e Direção: Ynara Nogueira
Local: Areninha Carioca Sandra de Sá
Endereço: R. 12, 1 – Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ, 23560-670
Data: 24/06/2023
Horário: 18h