Foto: Divulgação
O Festival Cine Diversidade alterou o horário de início das atividades do próximo domingo, 7 de dezembro, no Museu de Arte do Rio. A abertura, antes marcada para às 14h, foi transferida para às 16h. A mudança decorre da convocação do ato “Mulheres Vivas, Feminicídio Não!”, que integra a mobilização nacional em defesa da vida das mulheres e contra todas as formas de violência de gênero, promovido pelo Movimento Nacional Mulheres Vivas, marcado para o mesmo dia e horário em diversas cidades do país.
O Cine Diversidade, que tem como eixo central debates sobre equidade de gênero e diversidade, desta forma declara também apoio oficial ao ato, se unindo a diversos agentes que atuam em prol do combate à violência contra as mulheres. O novo horário permite que participantes que desejarem integrar a manifestação possam acompanhar também as atividades do festival.
Com o ajuste, a programação será iniciada às 16h com a palestra Corpos Dissidentes, Cenas Possíveis de Hiura Fernandes, seguida da palestra Vozes de Verniz: Narrativas de Corpo, Saúde e Representação no Audiovisual com Mariana Xavier e encerrando com o show performance de Preta QueenB Hull às 19h30.
Serviço
MUSEU DE ARTE DO RIO
Data: 07 e 14 de dezembro
Horário: atualizado para o dia 07: das 16h às 20h
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro do Rio de Janeiro
Onde se inscrever: www.cinediversidade.com.br
Dia de abertura – AUDITÓRIO MAR (07/12 – horários atualizados)
16h – Sessão: Corpos Dissidentes
Palestra: Corpos Dissidentes, Cenas Possíveis com Hiura Fernandes | Uma conversa sobre audiovisual, território e resistência a partir de experiências de corpos periféricos e dissidentes.
18h – Sessão: Cine Sexualidade
Palestra: Vozes de Verniz: Narrativas de Corpo, Saúde e Representação no Audiovisual com Mariana Xavier | Um encontro sobre visibilidade, corpo e novas representações no audiovisual brasileiro.
19h30 – Performance com Preta QueenB Hull e bailarinas | Corpo, música e celebração na abertura do festival.
2º Dia no AUDITÓRIO MAR – 14/12 (mantido)
14h – Sessão: Gêneros Plurais
Palestra: Por Trás e Diante das Câmeras: Representatividade em Movimento com Julia Katharine | Representatividade trans e novas narrativas no audiovisual brasileiro.
16h – Sessão: Territórios Diversos
Palestra: Mulheres em Cena: Raça, Gênero e Resistência no Cinema Brasileiro com Luana Rocha | Narrativas transformadoras e o olhar feminino e negro no cinema brasileiro.
17h30 – Entrega do Prêmio Tibira
Fonte: Pietra Ribeiro
