Amanhã estaremos comemorando a Páscoa. E por tradição no domingo nossas crianças, e até os adultos da família, acordam já consumindo chocolate (ovo de páscoa e caixa de bombos). Antes de tudo, é importante que o consumidor saiba quais os principais ingredientes que compõem um bom chocolate. No geral, cacau ou manteiga desta fruta são indispensáveis. Além disso, é muito comum encontrar açúcares e leite.
Segundo especialistas o chocolate 100% cacau é menos acessível, porém é o mais saudável, pois quanto mais cacau, maior o benefício da ingestão do chocolate. O chocolate branco, meio amargo, ao leite, diet, existem uma infinidade de tipos de chocolate no mercado, mas é fundamental saber escolher o melhor para o consumo, ainda mais se a pessoa já sofre com algum problema de saúde, que pode ser agravado com a ingestão de grande quantidade de açúcar. Para facilitar a escolha, sobretudo nesse período de Páscoa, deve-se consumir ovos e bombons com mais cacau na mistura do chocolate, por ser mais puro conterá menos gordura e açúcar.
O cacau tem substâncias que são precursoras do triptofano e da serotonina, neurotransmissores que regulam o nosso humor, sono e apetite. Ele é rico em ferro, em substâncias antioxidantes, e por isso entra na lista dos anti-inflamatórios naturais. Porém, isso não quer dizer que a ingestão do chocolate só traz vantagens. Porém, isso não significa que só pelo fato dele possuir mais cacau poderá ser consumido à vontade. Afinal, o chocolate ainda possui alguns açúcares e conservantes. A quantidade recomendada é de cerca de 30 gramas por dia para cada pessoa. Claro, durante a Páscoa é comum exagerar nesses valores, mas ainda assim é importante ter cuidado.
O chocolate ao leite, por exemplo, tem em torno de 25% de cacau, o restante é açúcar e gordura. O açúcar é um alimento pró-inflamatório, ou seja, além de causar inflamações, pode ocasionar picos de insulina, aumentar os triglicerídeos e o colesterol ruim. O ideal é consumir o chocolate ao leite, ou escolher outro tipo com uma porcentagem maior de cacau, como chocolate meio amargo ou o amargo.