Em novembro, será a vez dos chineses exporem seus registros na Gávea
A exposição “Os céus do Rio de Janeiro” entra em cartaz nesta terça-feira (24/10) no Planetário de Pequim, na China. Com fotos que mesclamimagens do céu com as de cartões-postais do Rio, a mostra tem comoobjetivo atrair ainda mais visitantes à Cidade Maravilhosa. De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, em novembro será aberto evento semelhante sobre o céu chinês no Planetário do Rio, na Gávea.
–No acordo de intercâmbio que assinamos com o Planetário de Pequim,também acertamos a realização de pesquisas em história da astronomia e astronomia cultural, focada no conhecimento celeste dos povos indígenas brasileiros e dos chineses na Antiguidade – acrescenta o secretário.
No último dia 16, foi firmada a parceria entre os dois planetários, com oobjetivo de trocar experiências e ampliar o conhecimento científico e as atividades turísticas entre o Brasil e a China. Além de conhecer de perto o funcionamento do Planetário de Pequim, até o próximo dia 25, a convite do Consulado da China, Everton Gomes e o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, participam de seminário dedesenvolvimento e aplicação de tecnologias na indústria aeroespacial, na capital chinesa.
Na próxima quarta-feira (dia 25), às 19h30, o Dia Mundial da Ópera serácomemorado no Planetário do Rio. Em cena, na cúpula Carl Sagan oespetáculo “Arte Moderna 22: poéticas de Villa-Lobos e Tarsila do Amaral”.A entrada será gratuita, com retiradas no local 30 minutos antes do início daapresentação, limitada à lotação. O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, na Gávea.