Foto/Divulgação
Sistema da Prefeitura auxiliou agentes do Segurança Presente. Mais de 700 veículos já foram recuperados ou identificados por envolvimento em crimes desde 2019
Mais um veículo clonado foi recuperado em Niterói graças à ação do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) que, através do Sistema de Cercamento Eletrônico, identificou os suspeitos e acionou agentes do Segurança Presente. Os elementos foram presos. Desde 2019, mais de 700 veículos envolvidos em crimes ou clonados foram recuperados após serem detectados pela tecnologia capaz de fazer a leitura de cores e até mesmo fragmento de placas e acionar as forças de segurança em tempo real.
Na ação desta quinta-feira (19), a equipe do Segurança Presente Niterói – Base Icaraí recebeu o alerta gerado pelo sistema da Prefeitura que permitiu o rápido cerco e a interceptação do automóvel suspeito de clonagem circulando pelos bairros de Icaraí e São Francisco. O carro, um Fox cinza, placa HBN1E82, apresentava indícios de adulteração.
Com a confirmação da localização via rádio, os agentes iniciaram o cerco e conseguiram interceptar o veículo na Avenida Quintino Bocaiuva, na esquina com a Avenida Presidente Roosevelt. Após abordagem e revista pessoal do condutor, foi realizada busca no veículo.
O automóvel e o motorista foram encaminhados à 77ª DP (Icaraí) para averiguação. Na delegacia, foi constatada a adulteração: o chassi apresentava sinais visíveis de modificação e a numeração do motor era incompatível com a do CRLV. O veículo permaneceu apreendido para perícia e o condutor responderá por receptação.
Tecnologia e integração a serviço da segurança – Inaugurado em 2015 e fortalecido a partir de 2018 com o lançamento do Pacto Niterói Contra a Violência, o CISP foi concebido como um núcleo permanente de monitoramento, inteligência, integração operacional e produção de provas. O Centro reúne, em um mesmo espaço, a Guarda Municipal, as polícias Civil e Militar, além de forças federais, Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil.
Mantido com investimentos municipais contínuos — mesmo a segurança pública sendo uma atribuição constitucional do Estado —, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) tornou-se referência nacional no uso estratégico da tecnologia.
Atualmente, o Centro opera mais de 600 dispositivos de monitoramento e 38 portais de segurança instalados nas entradas e saídas da cidade, funcionando 24 horas por dia. Entre eles, destaca-se o Sistema de Cercamento Eletrônico, composto por 120 câmeras.
