Foto: Divulgação
Aplicativo Blocos do Rio 2026 reúne programação oficial, mapas e serviços, traz integração com o Centro de Operações e Resiliência (COR), além das informações do Metrô Rio e veiculação de campanhas de conscientização à população
Com expectativa de reunir cerca de 6 milhões de foliões nas ruas, o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2026 contará com um importante aliado para quem quer curtir a festa com mais planejamento, segurança e informação. A Riotur, em parceria com a Dream Factory, empresa responsável pelo apoio à operação logística do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, apresenta o aplicativo Blocos do Rio 2026, já disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.
Desenvolvido para ser o principal guia oficial do folião, o app reúne a programação completa dos desfiles, serviços e mapas interativos, além de trazer novas funcionalidades de integração com o Metrô Rio, com o Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura do Rio e ainda campanhas de conscientização à população que estará nas ruas brincando a folia de Momo.
Com gestão editorial da Riotur, o aplicativo traz informações detalhadas sobre todos os blocos oficiais do Carnaval de Rua, com segmentação por perfil, como blocos tradicionais, megablocos, infantis, religiosos e LGBTQIAPN+, estimativa de porte, além de filtros por data, horário e região da cidade. O público também pode acessar mapas com a localização dos desfiles, montar uma agenda personalizada para organizar o roteiro da folia, compartilhar a programação com amigos e consultar telefones úteis e serviços essenciais, como hospitais, postos de atendimento de saúde montados especialmente para o Carnaval e delegacias.
“O Carnaval de Rua do Rio é um evento de grande escala, espalhado por toda a cidade, e a integração de informações é fundamental para que o folião aproveite melhor a festa. Neste ano, conseguimos dar um salto importante ao reunir, em um só ambiente, dados de programação, mobilidade urbana, serviços e informações operacionais, sempre com foco na segurança, no conforto e na experiência de quem vai brincar o Carnaval”, diz Fernanda Cozac, diretora de marketing da Dream Factory.
Pensando na mobilidade urbana e no deslocamento dos foliões, o Blocos do Rio 2026 passa a contar com integração direta com o Metrô Rio. O aplicativo exibe todas as estações da cidade, indicadas também no mapa de localização dos blocos, e informa, na descrição dos grandes e megablocos, qual é a estação mais próxima para chegada e retorno do público. Além disso, o app permite acesso direto à página especial de Carnaval do Metrô Rio, onde estão disponíveis informações atualizadas sobre funcionamento das linhas, horários, operação especial e orientações ao público durante o período da festa. Em um movimento de integração entre plataformas, essa página do Metrô Rio também oferece um botão para download direto do aplicativo Blocos do Rio 2026.
Outra novidade importante desta edição é a parceria com o Centro de Operações e Resiliência (COR), que amplia o acesso dos foliões a informações em tempo real. Pelo aplicativo Blocos do Rio 2026, o público pode baixar o app do COR e acompanhar as condições climáticas, alertas de estágio de calor e comunicados operacionais, fundamentais para quem vai circular por diferentes regiões da cidade durante os dias de Carnaval. Da mesma forma, o aplicativo do COR também direciona os usuários para o Blocos do Rio 2026, reforçando a integração dos serviços e garantindo que o folião esteja sempre bem informado.
Também estão previstas veiculações de campanhas de conscientização à população, como “Quem samba cuida”, realizada pelo Iphan em parceria com a Riotur, sobre a importância da preservação do patrimônio histórico público durante a curtição da folia. A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados traz campanha de combate ao assédio e à violência contra a mulher.
No app, o público pode clicar na playlist da folia, seleção de músicas que embalam o carnaval do país, para todos os públicos.
Além do aplicativo, a programação completa dos blocos, notícias e atualizações sobre o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2026 também estão disponíveis no site oficial www.carnavalderua.rio.
Fonte: Renata Junqueira Pacheco Jordão – Ipê Amarelo Comunicação
