Bloco da Proteção Disque 100

Foto: Divulgação

Nos próximos cinco dias de folia, o Movimento de Mulheres em São Gonçalo mobiliza campanha em suas mídias e redes sociais com foco no enfrentamento à violência contra mulheres, combate ao racismo, LGBTfobia, exploração sexual de crianças e adolescentes e promoção da saúde sexual

 

O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), com a parceria da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, promoverá uma série temática em suas mídias e redes sociais sobre ‘Carnaval da Proteção 2026’.

O Carnaval é uma das maiores expressões culturais do Brasil — tempo de alegria, liberdade e ocupação dos espaços públicos. Mas, para o Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), também é um período estratégico de mobilização social, prevenção e defesa de direitos.

Durante os dias de festa, o MMSG abordará cinco eixos fundamentais:

– enfrentamento à violência contra a mulher;

– combate à LGBTfobia;

– promoção da saúde sexual;

– luta antirracista; e

– proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.

A iniciativa reforça que direitos humanos não entram em recesso.

 

Temáticas alusivas à prevenção e promoção de direitos

Abrindo a série, o MMSG destaca o combate à violência de gênero durante o Carnaval. O período festivo, historicamente, registra aumento de casos de importunação sexual, assédio e agressões. O Brasil contabilizou, em 2025, 1.470 casos de feminicídio (dados parciais) — média de quatro mulheres assassinadas por dia. Desde que o feminicídio foi tipificado como crime hediondo, em 2015 (Lei nº 13.104/2015), mais de 13 mil mulheres foram vítimas desse tipo de violência.

O segundo eixo da série reafirma que diversidade é valor democrático. A discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero foi equiparada ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal. Em 2025, o Brasil registrou 257 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia — uma morte a cada 34 horas.

A terceira temática destaca a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo HIV. Dados do Ministério da Saúde apontam aumento de casos de sífilis, HIV e outras ISTs, especialmente entre jovens de 15 a 29 anos. Entre 2017 e 2019, o uso de preservativos entre jovens de 15 a 24 anos caiu de 47% para 22%.

O quarto eixo reforça que o Carnaval — expressão da cultura negra brasileira — não pode ser espaço de discriminação. O racismo é crime, conforme a Lei nº 7.716/89. Ainda assim, pessoas negras seguem sendo as principais vítimas de violência e desigualdade estrutural no país.

Encerrando a série temática, o MMSG reforça a proteção integral à infância e adolescência.
A exploração sexual é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) e no Código Penal. Períodos festivos costumam registrar aumento nas denúncias, especialmente em áreas com grande circulação de turistas.

Não percam! Aproveitem o Carnaval com alegria e respeite às diferenças!

 

Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos

O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.

Além de ajuda internacional da ‘Brazil Foundation’ e a Fundação Rare Beauty,  o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios  da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma, CEDAE e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.

Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:

MMSG (SG) – Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto. (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto. (21) 96750-1595
NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade. (21) 98900-4246
NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto. (21) 96750-3095

 

Fonte: Charles Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *