Subsecretaria da Infância e Adolescência realizou treinamento para conselheiros tutelares e equipe técnica
A Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria da Infância e Adolescência, realizou treinamento de capacitação nos dias 15 e 16 para a implementação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). A capacitação foi oferecida aos 20 conselheiros tutelares do município e integrantes da equipe administrativa e técnica da pasta, no prédio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Trindade.
O sistema integrado vai agilizar e otimizar os fluxos de trabalho voltados para infância e adolescência. Através de um banco de dados, será possível a expedição de ofícios com mais agilidade aos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; otimização no encaminhamento de crianças, adolescentes e responsáveis às redes intersetoriais, cadastramento às instituições públicas e da sociedade civil que integram o Sistema de Garantia de Direitos para constituir um catálogo consultivo, construir banco de dados das demandas recebidas pelos Conselhos Tutelares e constituir indicadores sociais municipais.
Fotos/Divulgação
A superintendente da Infância e da Adolescência, Mariana Frizeiro, afirma que a implementação do sistema auxiliará a execução dos serviços da Assistência Social no município.
“Esse é um avanço no município, porque há mais de dez anos que estamos buscando essa implementação e, agora, estamos dando o pontapé inicial. Estamos começando a executar o serviço em nosso município”, disse Mariana.
A capacitação contou com a participação do subsecretário da Infância e Adolescência, Alan Rodrigues, e do Coordenador Estadual de Implementação do SIPIA, Sergio Henrique Teixeira.