Itaboraí amanheceu com as ruas tomadas por pessoas vestidas de rosa para a tradicional Caminhada Rosa, que foi realizada neste sábado (08/10). Com mais de 1.700 inscritos, o evento começou com a concentração na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, e percorreu a Avenida 22 de Maio. A ação foi promovida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Saúde, Turismo e Eventos, Cultura e Esporte e Lazer.
A primeira-dama do município, Pâmela Delaroli, e a mãe do prefeito de Itaboraí, Ieda Delaroli, participaram do evento. A Caminhada Rosa marca a programação da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre a prevenção ao câncer de mama. Durante a manhã, a ação contou ainda com ‘aulões’ de dança para os participantes e a Secretaria Municipal de Saúde também realizou marcação de mamografia.
“A caminhada foi linda! É muito bom ver as mulheres unidas nessa luta contra o câncer de mama. Quanto mais informação divulgada sobre a prevenção, mais mulheres saem vitoriosas dessa batalha. É dia de conscientizar, mas também de celebrar a força feminina, a vida e a união”, destacou a primeira-dama, Pâmela Delaroli.
Para garantir a segurança de todos os participantes, agentes da Guarda Municipal e das secretarias municipais de Segurança e Transporte, interditaram parcialmente as vias do percurso e fizeram desvios pontuais para evitar transtornos no tráfego. A Caminhada Rosa integra as ações de alerta para prevenção ao câncer de mama e, ao longo do mês de outubro, serão realizadas outras ações como rodas de conversas nas unidades de saúde.
Foto/Divulgação
A luta contra a doença foi oficializada por lei em Itaboraí em 2017, fazendo com que todos os anos, alertas como este façam parte da rotina dos moradores. De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Lilian Pacheco, a ação também é uma forma de levar alegria.
“Esse evento vem para conscientizar a população e também para que todos se divirtam. Desta forma, divulgando a prevenção, as informações sobre o câncer de mama e as formas de diagnóstico. Fizemos a marcação de mamografia no local para quem solicitou, mas é importante ressaltar que as unidades de Saúde sempre fazem”, afirmou a coordenadora.
Presente na caminhada, o médico oncologista, que atende também pacientes de Itaboraí, Edmar Lopes, afirmou que o grande objetivo da Caminhada Rosa é celebrar a vida. “Outubro Rosa, vejo como o mês de celebrar a vida. O diagnóstico precoce é a vida. A mulher conhecer o seu corpo é celebrar a vida. A mensagem é: conheça seu corpo, busque ajuda. O câncer não é um ponto, é uma vírgula”, enfatizou.
A moradora de Ampliação e vencedora da batalha contra o câncer de mama, Ana Claudia Rodrigues, de 53 anos, comentou que a Caminhada Rosa também serve como uma forma de incentivo. “Eu tive câncer de mama, tirei o quadrante, fiz radioterapia e quimioterapia. Acho que a caminhada ajuda as pessoas, as mulheres, a se cuidarem, a fazer o autoexame, a se amarem mais e a não terem medo. Estamos demonstrando que, se a gente conseguiu, elas também podem. É ser forte e não deixar que a doença venha te derrubar”, ressaltou.
Após a realização da Caminhada Rosa, o entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto também abrigou a Feira do Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária da região, com produtos de artesanato e agroecologia, realizados por empreendedores locais.