Circuito da Copa Brasil é o destaque com 5 etapas em 2 modalidades
A temporada de competições de escalada de 2024 está prestes a começar, e para a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), promete ser histórica, com um número recorde de eventos em comparação aos anos anteriores. Ao todo serão 23 eventos, entre estaduais, Copa Brasil e Campeonato Brasileiro.
Com um ano que também deverá ser de muitos eventos internacionais, montar o calendário 2024 foi uma tarefa desafiadora. Além dos muitos eventos nacionais e estaduais, esse ano ainda teremos o Campeonato Mundial Juvenil, previsto para agosto, e a expectativa da realização do Campeonato Pan Americano e mais etapas da Copa Sul Americana. Isso sem contar os eventos da Copa do Mundo de Escalada, já divulgados.
Estaduais: onde tudo começa
As competições de escalada estaduais são a base do calendário nacional. Elas acontecem em diferentes estados e oferecem aos atletas a chance de competir localmente. As etapas são organizadas de modo local, mas são homologadas e recebem suporte técnico e financeiro ABEE.
Nesta temporada, teremos etapas em: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada estado terá seus próprios desafios, entre boulder, guiada e velocidade.
Destaque especial para o Campeonato Gaúcho, que contará com três etapas de boulder e uma de guiada. Os atletas do sul do país terão uma oportunidade única de competir em diferentes modalidades e se destacar no cenário nacional.
Copa Brasil de Escalada
A Copa Brasil, na sua terceira edição, um circuito de competições a nível nacional. Este ano, teremos quatro eventos de Boulder e uma grande novidade: um evento de Guiada. Os escaladores terão a chance de enfrentar vias desafiadoras e testar a resistência e a técnica.
As etapas irão ocorrer concomitantemente com os campeonatos estaduais, de maneira que os resultados de cada etapa serão contabilizados nos rankings de casa sede, como etapas estaduais.
A grande novidade é que, a fase qualificatória da Copa Brasil terá um novo formato de pontuação, tornando a competição ainda mais emocionante. Esse novo formato vai unificar as regras da fase em todos os eventos, permitindo que o ranking da Copa seja calculado dentro do sistema de resultados da ABEE de maneira automática, após cada evento.
Outra novidade é que a partir desse ano teremos o Ranking Juvenil, que dará visibilidade aos jovens talentos da escalada brasileira.
Campeonato Brasileiro: novas estruturas e mudanças
O Campeonato Brasileiro é a competição de escalada mais esperada da temporada. Pela primeira vez, os eventos serão realizados nas novas estruturas do CT ABEE. A parede de velocidade e a parede de guiada, que serão construídas nos melhores padrões internacionais, proporcionarão desafios únicos aos atletas.
Para facilitar o acesso dos jovens competidores, o evento de Boulder Juvenil foi movido para o período das férias escolares, em julho, o que deve contribuir para uma nova quebra de recorde de inscritos na categoria. Para os escaladores do nível principal, as etapas acontecerão em dois finais de semana seguidos, em outubro. A Paraescalada também tem sua data, mantendo-se um evento recorrente no calendário nacional desde 2014.
Lembrando que as finais do Campeonato Brasileiro de Escalada, como acontece desde 2018, terão transmissão ao vivo pelo canal da ABEE no Youtube.
A ABEE
Fundada em 2014, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva é reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e é a entidade nacional filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing).
A Associação é responsável por manter ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição.
A ABEE realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com patrocínio da Galápagos Outdoor para representar o país em eventos internacionais.
Fonte: Neudson Aquino – comunicacao@abee.net.br