O velejador Bruno Fontes, atleta do ICSC – Veleiros da Ilha, está confirmado para a Olimpíada de Paris. Nesta quinta-feira (2), a vaga do atleta catarinense foi confirmada durante o anúncio oficial da equipe brasileira feito pela CBVela. Bruno participará pela terceira vez dos Jogos Olímpicos, tendo competido anteriormente em Pequim, em 2008, e em Londres, em 2012.
“Estou extremamente feliz e satisfeito com a confirmação. Essa conquista é o resultado de anos de dedicação ao esporte. Voltar aos Jogos após doze anos, aos 44 anos de idade, é uma sensação de pura alegria. Estou contente por poder adicionar mais um capítulo à minha história como atleta”, comemorou Bruno Fontes.
Com uma carreira repleta de experiência, Bruno Fontes possui vários títulos. Além de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, o velejador acumula quatro títulos sul-americanos e sete títulos brasileiros ao longo de sua carreira. “Minha vida sempre foi marcada por ciclos olímpicos. Representar o Brasil em uma Olimpíada sempre foi meu maior sonho desde criança. Na minha carreira, já conquistei quase tudo, mas ainda falta uma medalha olímpica. Embora não seja o favorito, tenho habilidades e possibilidades de alcançar esse objetivo”, ressalta Bruno Fontes.
Bruno Fontes disputa sua terceira Olimpíada com o apoio do ICSC – Veleiros da Ilha, JB3 Investimentos, Schaefer Yachts, Vitafor, Gaico e Bolsa Atleta.
Experiência e juventude na equipe olímpica:
Com 44 anos, Bruno Fontes (ILCA 7) é o mais experiente da equipe, assim como Marco Grael, que terá o jovem companheiro Gabriel Simões na 49er. Mesclando experiência com juventude, o Time Brasil na vela terá os estreantes Bruno Lobo (Fórmula Kite), Mateus Isaac (IQFoil), Gabriella Kidd (ILCA 6) e a dupla João Bulhões e Marina Arndt (NACRA 17 misto). As bicampeãs olímpicas de 49erFX na Rio 2016 e Tóquio 2020 Martine Grael e Kahena Kunze completam a Equipe Brasileira de Vela ao lado da medalhista Isabel Swan – bronze em Pequim 2008 -, que formará dupla com Henrique Haddad na 470 mista.
”Temos uma equipe que mistura experiência e juventude para manter a tradição da vela em Jogos Olímpicos. Além dos atletas, a equipe multidisciplinar em Marselha será de ponta, tudo com apoio logístico do COB. Vamos buscar medalhas”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro.
Serão ao todo dez categorias em Paris 2024, nas disputas entre 28 de julho e 8 de agosto, com mudanças em relação a Tóquio 2020. A 470 passa a ser mista e a Finn não faz mais parte do programa olímpico, dando lugar ao Fórmula Kite. A equipe de prancha a vela foi trocada, saindo o RS:X e entrando o IQFoil.
Raia de Marselha
Localizado na orla da cidade, a apenas cinco quilômetros do Porto Velho, a sede das regatas em Marselha receberá 330 velejadores em dez classes diferentes de 28 de julho a 8 de agosto de 2024. Marselha é cercada pelas montanhas de Marseilleveyre, o arquipélago de Frioul e alguns arranha-céus. O clima quente influencia nas condições do vento, que estão sempre em evolução.
Convocados:
Fórmula Kite – Bruno Lobo
IQFoil – Mateus Isaac
49er FX – Martine Grael e Kahena Kunze
49er – Marco Grael e Gabriel Simões
470 misto – Isabel Swan e Henrique Haddad
NACRA 17 misto – João Bulhões e Marina Arndt
ILCA 7 – Bruno Fontes
ILCA 6 – Gabriella Kidd
Fonte: Danilo Caboclo – SixComm