
Ministro Jader Filho e René Mesa Villafaña, ministro da Construção da República de Cuba. Foto/Divulgação: Marcelo Camará.
Ministério das Cidades participou de reuniões bilaterais durante o Fórum de Urbanização do Brics
Ogoverno brasileiro está trabalhando para fortalecer parcerias com os países-membros do Brics com o objetivo de aprimorar projetos de habitação social ao redor do mundo. O ministro das Cidades, Jader Filho, participou de reuniões bilaterais com representantes da África do Sul, Cuba e Indonésia, durante o Fórum de Urbanização do Brics, nesta segunda-feira (23), onde destacou os programas nacionais Minha Casa, Minha Vida, Retrofit e Periferia Viva – como exemplos de sucesso.
“Nossos programas habitacionais têm trazido resultados consistentes para a redução do déficit habitacional. O Minha Casa, Minha Vida – maior programa habitacional da história do Brasil – já entregou mais de oito milhões de moradias, desde sua criação. As ações do Periferias Vivas, nas modalidades Urbanização de Favelas e Regularização Fundiária, além de proporcionarem qualidade de vida, garantem segurança jurídica às famílias beneficiadas”, disse Jader Filho.
Ministros Jader Filho (Brasil) e Dean Macpherson (África do Sul). Foto/Divulgação: Marcelo Camará.
O ministro de Obras Públicas e Infraestrutura da África do Sul, Dean Macpherson, explicou que o país possui um programa semelhante à modalidade Rural, do Minha Casa, Minha Vida, em que a república oferece terrenos a custo zero para as autoridades municipais construírem moradias populares.
“Queremos conhecer mais sobre o programa Minha Casa, Minha e o Retrofit para aplicar a metodologia em nossa nação. Estamos disponíveis para firmar parcerias e acordos de cooperação técnica para a troca de conhecimento”, disse.
Ministros Jader Filho (Brasil) e Agus Yudhoyono (Indonésia). Foto/Divulgação: Marcelo Camará
CONSTRUÇÕES RESILIENTES – Para o ministro de Coordenação de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da República Federal da Indonésia, Agus Yudhoyono, é fundamental que o país asiático consolide uma aliança com o Brasil principalmente para a construção de casas mais resistentes.
“Ficamos muito impressionados com as cidades brasileiras e como governo está investindo em construções resilientes. Estamos no Anel de Fogo do Pacífico, temos situações de tempestades, tsunami e população que vivem em ilhas. Precisamos de habitações resilientes”, disse. O ministro das Cidades iniciou as tratativas para um termo de cooperação entre os dois países que deverá ser pactuado na Indonésia
CUBA – Em reunião bilateral, foi assinado simbolicamente um memorando de entendimento entre o Ministério das Cidades do Brasil e o Instituto de Planejamento Territorial e Urbanismo de Cuba para reforçar a cooperação nos domínios da habitação popular e do desenvolvimento urbano sustentável.
Fonte: Gov.br