Apresentações acontecem de sexta à segunda-feira (15/04)
Neste fim de semana, o Blue Note Rio, situado aos pés da famosa Praia de Copacabana, recebe nomes como Gustavo Macacko; Torcuato Mariano; Will Santt; o septeto Deco Fiori, Dudi Baratz, Sérgio Sansão, Lourival Franco, João Freire, Hugo Belfort e Marcelo Vig; e Blue Jam com Dejavu Session.
Na sexta-feira, dia 12, às 20h, é a vez do artista, compositor e reconhecido letrista da nova MPB, Gustavo Macacko. Com 30 anos de carreira, ele conta com 10 álbuns lançados, 7 turnês internacionais, destaque do “Rock in Rio 2022” e parcerias com grandes nomes da música brasileira. Seu novo lançamento traz versões acústicas de canções emblemáticas como “O mar de onde eu vim”, “Montanha” e “Matemágicka”. Já às 22h, Torcuato Mariano comemora os 40 anos de carreira em um tributo a Jeff Beck, um dos maiores guitar heroes da história. No repertório, o público pode esperar clássicos como “Because We Ended As Lovers” (Stevie Wonder), “Goodbye Pork Pie Hat” (Charles Mingus), “Blue Wind”, “Behind The Veil” e “The Pump”.
No sábado, em sessão dupla, às 20h e às 22h, o septeto de cantores-instrumentistas formado por Deco Fiori, Dudi Baratz, Sérgio Sansão, Lourival Franco, João Freire, Hugo Belfort e Marcelo Vig lembra as eternas canções dos Beatles e do Clube da Esquina. Respeitando os arranjos originais e as referências históricas do período, o espetáculo revela a fluida conexão entre a música do Clube da Esquina e dos Beatles. No repertório, hits como Nuvem Cigana, Fé Cega, Faca Amolada, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, O Trem Azul, Clube da Esquina, entre outros.
Já encerrando a semana de apresentações, Will Santt, novo talento da Bossa Nova, chega ao clube de jazz no domingo, às 19h. Multi-instrumentista que surgiu interpretando clássicos de João Gilberto, Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil, Will tem conquistado cada vez mais ouvintes e seguidores com suas releituras e repertório autoral. O jovem artista de apenas 21 anos de idade já fez duas turnês pela Europa e lançou recentemente o primeiro álbum, “Meu Caminho”, um trabalho intencionalmente reflexivo, que aborda assuntos sociais, políticos e sentimentais. E iniciando a semana de 15 de abril, na segunda-feira, às 20h, a Blue Jam – Dejavu Session traz artistas de diversas partes do país para um encontro único, guiado pelo melhor do jazz, com refinadas melodias e muita improvisação. Nesta edição, subirão no palco Joabe Reis (Trombone), Rafael Rocha (Trombone), Bruno Santos (Trompete), Jessé Sadoc (Trompete), Danilo Sinna (Sax Alto), Marcelo Martins (Sax Tenor), Torcuato Mariano (Guitarra), Marcelo Mariano (Baixo), Eduardo Farias (Teclado), Felipe Alves (Bateria) e Léo Mucuri (Percussão).
O Blue Note Rio une todo o charme carioca com uma vista de tirar o fôlego em um dos cartões postais mais conhecidos do mundo, a praia de Copacabana, na Avenida Atlântica. O local de aproximadamente 700m² é dividido em três áreas: Blue Note Rio Calçadão, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; Blue Note Rio Piano Bar, no primeiro piso, com 140 lugares; Blue Note Rio Shows, no segundo andar, com capacidade para 200 pessoas, espaço onde acontecem os shows e também conta com uma varanda. No Calçadão e no Piano Bar os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso.
A MARCA BLUE NOTE
Uma das marcas de música mais valiosas do mundo, com matriz em Nova York e outras filiais em destinos como Milão, Tóquio e Havaí, a franquia Blue Note chegou ao Brasil através do empresário Luiz Calainho. Clube de Jazz, mas também de outros ritmos, conta com uma programação plural que abriga o rock, a MPB, a bossa nova, o samba e tantos outros. A direção musical é do empresário e sócio Daniel Stain, curador com uma vasta experiência na indústria da música.
Inaugurado em 1981 em Nova York pelo proprietário e fundador Danny Bensusan, o Blue Note possui filiais no Havaí, Califórnia, Japão (Tóquio), Itália (Milão) e China (Pequim e Xangai). A noite de estreia, em 30 de setembro, contou com o Nat Adderley Quintet. Logo, o lugar se estabeleceu como o principal clube de jazz da cidade, já tendo recebido nomes como Ray Charles, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Lionel Hampton, Oscar Peterson, Chick Corea, Keith Jarrett e muitos outros.
12/04
20h: MACACKO – LANÇAMENTO DO ÁLBUM “MACACKÚSTICO”
22h: TORCUATO MARIANO – 40 ANOS DE CARREIRA & TRIBUTO A JEFF BECK
13/04
20h: PARA LENNON & MCCARTNEY – OS BEATLES E O CLUBE DA ESQUINA
22h: PARA LENNON & MCCARTNEY – OS BEATLES E O CLUBE DA ESQUINA
14/04
15/04
20h: BLUE JAM – DEJAVU SESSION
• SERVIÇO BLUE NOTE RIO • Endereço: Avenida Atlântica, 1910 – Copacabana | Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: SHOWS DE ABRIL
Fonte: Jessica Fanaia