Inaugurada em 17 de setembro deste ano, a Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa vem conquistando cada vez mais leitores, com um acervo de qualidade que vai desde os clássicos da literatura até os livros técnicos, infantis e infantojuvenis, entre muitos outros. O espaço está aberto permanentemente para quem deseja fazer pesquisas, estudar ou simplesmente usufruir de bons momentos de leitura. De setembro até o final de novembro, a biblioteca recebeu cerca de 700 visitas e realizou mais de 90 cadastros novos. Estudantes da Educação Infantil, por exemplo, têm programação especial com rodas de leitura e contação de histórias.
A biblioteca possui um espaço dedicado a São Gonçalo, com publicações que contam toda a história do município. Esse espaço está aberto a obras de autores gonçalenses. “A ideia é apresentar aos frequentadores da biblioteca o trabalho de escritores do município. Queremos que os autores gonçalenses venham para a biblioteca, que tragam seus livros para que os nossos usuários tenham acesso ao que é produzido na cidade”, afirmou o secretário Municipal de Educação, Marcelo Azeredo.
O espaço já conta com obras de escritores como Erick Bernardes (Panapaná, Contos Sombrios), Helcio Albano (Meu Lugar), Fábio Fonseca (Natureza Biográfica), J. Sobrinho (Minha Vida em Prosa, Versos & Amizades), o cordelista Zé Salvador (As Duas Faces do Relógio do Sol Contam a História de São Gonçalo), Mario Lima Jr. (Mensagens ao Povo Gonçalense), Oswaldo Luiz Ferreira (Eu e Minha História), Fábio Rodrigo Gomes (Mixórdia e Outras Histórias).
O empréstimo de livros é feito mediante cadastro e cada usuário pode pegar até dois livros pelo período de 14 dias. Os interessados devem apresentar documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. O cadastro é gratuito e realizado na hora, na própria biblioteca, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Travessa Uriscina Vargas, 36, no Mutondo, e fica aberta das 9h às 17h.