
Foto: Divulgação
Primeiro grupo de teatro mirim do Morro da Providência realiza apresentação gratuita na Praça da Harmonia no sábado, dia 05 de julho
O Bando Teatro Favela, primeiro grupo de teatro mirim do Morro da Providência, estreia o espetáculo “O Cordel da Providência” no sábado, dia 5 de julho, às 13h30, na Praça da Harmonia, Gamboa, Rio de Janeiro. O projeto foi contemplado pelo edital Zonas de Cultura, que apoia iniciativas realizadas no Porto e na Pequena África. A programação cultural começará pela manhã, com ações promovidas pelo projeto Favela Cria, realizado pelo Instituto Entre o Céu e a Favela.
Com direção e coordenação de Cintia Santana, o espetáculo é inspirado na literatura de cordel e conta a história da criação do Morro da Providência — reconhecido como a primeira favela do Brasil. Cinco atores mirins levam ao palco a trajetória que liga a Guerra de Canudos, na Bahia, à chegada dos ex-combatentes ao Rio de Janeiro, e a ocupação do morro. A peça valoriza a organização popular que pressionou o poder público a cumprir suas promessas de moradia e vida digna.
Com uma linguagem acessível para crianças, adultos e idosos, “O Cordel da Providência” ressignifica o termo “favela” — muitas vezes usado de forma pejorativa —, mostrando sua origem em uma planta presente em Canudos e também no morro ocupado pelos ex-guerrilheiros.
“O Cordel da Providência é um ato de afirmação. Queremos que as crianças do morro conheçam e sintam orgulho do lugar onde vivem. Contar essa história em forma de cordel é também uma forma de resistir e ocupar a cidade com a nossa arte e identidade”, afirma Cintia Santana, fundadora do Instituto Entre o Céu e a Favela.
Ficha Técnica
Elenco: Ana Julia Moraes, Rhyan Valente, Lucas Ramos, Rayssa Costa e Duda Almeida
Texto: Leandro Vieira
Direção: Cintia Santana
Coordenação Geral: Cintia Santana
Fotografia: Bruna Manso
Produção Geral: Clara Martins Pinto
Produção: Bruno Martins e Pablo Vasconcellos
Serviço:
Data: Sábado, 05/07/2025
Horário da apresentação: 13h30
Local: Praça da Harmonia – Rua do Propósito, 231 – Gamboa – Rio de Janeiro
Gratuito
Fonte: Angelo Sastre-Vira Comunicação