
Foto/Divulgação: Renan Otto
Novo curso de Confeitaria vai ser iniciado neste mês
A Padaria Escola segue capacitando diversos gonçalenses na área de panificação. E, a partir da próxima quinta-feira (24), será iniciado o I Ciclo do Curso de Confeitaria Básica. Os inscritos para as cem vagas, que foram disponibilizadas em dezembro, estão sendo convocados.
Os cursos, que têm duração de quatro meses, são promovidos pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Básica, em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal.

Os futuros panificadores aprenderam sobre a importância dos ingredientes, já prepararam biscoitos e agora estão na fase da produção de pães. A partir do dia 24, o curso de Confeitaria Básica vai ser iniciado e, os inscritos para as cem vagas que foram disponibilizadas em dezembro, estão sendo convocados.
O aluno Wesley Rafael, de 27 anos, mora no bairro Amendoeira e disse que não perdeu tempo quando soube do curso de panificação. Ele, a mãe e a irmã se inscreveram juntos.

“Eu soube do curso através da publicação no Instagram da Prefeitura e fiquei super entusiasmado, minha mãe e minha irmã também se inscreveram. Curso de panificação aqui em São Gonçalo é algo novo e difícil de encontrar. Eu gosto de cozinhar e estou aprimorando meus dotes culinários. Aqui colocamos a mão na massa, já aprendi bastante”, declarou.
A aluna Carla Alves, de 44 anos, é moradora de Monjolos e soube do curso através de um atendimento no CRAS de Vista Alegre.
“Estava passando por uma situação financeira difícil quando vi aqui no CRAS que estavam fazendo inscrição para o curso. Foi uma oportunidade única na minha vida. Já fazia alguns pães em casa, mas não ficava do jeito que queria e aqui tem sido maravilhoso! O professor é super detalhista e ensina tudo muito bem. O curso é uma terapia para mim”, afirmou.
O projeto da Padaria Escola – que teve início em 2004, mas encerrou suas atividades em 2014 – foi retomado no primeiro ano da gestão do prefeito Capitão Nelson, em 2021, após passar por uma reformulação para melhor atender os participantes. Desde a reformulação, mais de 400 novos padeiros foram formados.