A segunda semana de junho passou a integrar o calendário municipal de Itaboraí após o prefeito Marcelo Delaroli sancionar a Lei nº 2.947 de 25 de fevereiro de 2022. O objetivo é sensibilizar e conscientizar para a questão do envelhecimento saudável, dando ênfase à necessidade de proteção e cuidados com a população idosa no município.
Presente no evento, o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, afirmou que a ação é de extrema importância para os cidadãos, principalmente para as pessoas com mais de 60 anos. “Queremos que Itaboraí seja referência da criança até a melhor idade. Cada um de nós é responsável por isso. Vamos investir cada vez mais e trabalhar com afinco”, comentou o secretário.
De acordo com a coordenadora da Saúde do Idoso da rede municipal, Maria Aparecida Coelho, envelhecer com saúde é o principal objetivo e todos devem lutar contra a violência ao idoso. “Nossa proposta é conscientizar a estar atento a qualquer violência contra pessoa idosa no município. Queremos que todos deem voz a aquele idoso que está sofrendo violência. O principal objetivo é envelhecer com qualidade de vida”, ressaltou.
Na ação, também estava presente o secretário de Esporte e Lazer, Fabio Santos; e a subsecretária municipal de Saúde, Analice Rangel. Junto ainda com o projeto de capoterapia da professora Adriana Oliveira, o Centro De Referência de Educação Municipal De Idosos De Itaboraí (CREMII), o Projeto Transformar Terceira Idade e a Banda da Guarda Municipal.
O aulão de atividade física marcou o encerramento da semana, que teve como evento de abertura, uma roda de conversa com os alunos do CREMII, na terça-feira (07/06). Além disso, ainda nesta sexta-feira (10/06), aconteceu uma roda de conversa com o Conselho Municipal Direitos do Idoso com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com o tema “Violência Contra o Idoso: Os desafios para a mudança desse quadro”, no Salão Nobre da Prefeitura.