Uma junta de artistas de Niterói montou um circuito para divulgar a cerâmica, com exposições, oficinas e feiras programadas até o fim do ano. A “Junta Cerâmica de Niterói” reúne mais de 30 ceramistas dispostos a consolidar o município como polo do setor. O 1º Circuito de Cerâmica de Niterói começa com a exposição “Junta Fragmentos”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento. A coletiva traz uma obra de arte criada com azulejos a várias mãos, podendo ser visitada até o dia 28.
Cada peça simboliza um ângulo de Niterói, a grande musa inspiradora, como contam as organizadoras da exposição, Maria Clara Alexandrisky, Luciana Abreu e Tainah Araújo. Elas estão na coletiva ao lado do Ateliê Arte em Barro, Ateliê Keiko Mayama, Bruna Risu, Calica Cerâmica, Camila Câmara, Danielle Costa, Douglas Aguiar, Eliza Esberard, Jéssica Morais, Katia Amorim, Leila B., Leticya Vieira, Lidia Santa Anna, Lisiane Tavares, Michele Rocha, Nani Oliveira, Nina Alexandrisky, Sandra Magalhães e Selma Brito.
“A exposição cumpre seus objetivos de colocar Niterói no mapa nacional da produção artística cerâmica, de estimular o interesse da comunidade por essa arte e de promover a valorização dos ceramistas da cidade, destacando o talento e a criatividade dos artistas locais”, explica Maria Clara Alexandrisky.
A “Junta” nasceu neste ano, a partir de reflexões sobre as heranças culturais indígenas de Niterói, com forte presença da arte cerâmica, e após a participação de artistas da cidade no Encontro de Ceramistas de Paraty. Nas comemorações dos 450 anos de Niterói, a exposição “Potências”, no Museu do Ingá, já tinha destacado a produção cerâmica local, abrindo caminho para o reconhecimento de ateliês reunidos agora na “Junta”.
Além de oficinas e exposições, 1º Circuito de Cerâmica terá feiras na nova Praça da Bicicleta, em São Domingos, nos dias 12 de outubro, 15 de novembro e 7 de dezembro. A programação e as novidades do circuito poderão ser acompanhadas no instagram da @junta.ceramica.
Fonte: Renato Guima