unnamed (2)

Foto: Divulgação

Água AMA, em parceria com a Água Camelo, instalou cinco estações de hidratação nos principais locais de circulação da comunidade

 

Mostrando que celebrações e impacto positivo caminham de mãos dadas, a Ambev está levando água potável para comunidades por meio de AMA, seu produto social. Uma das iniciativas recentes foi a instalação de estações de hidratação no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Realizada em parceria com a Água Camelo, startup de impacto focada em soluções inovadoras que utilizam tecnologias de baixo custo e alta eficiência, e o comunicador social Raull Santiago, a ação aconteceu em 2024 e já beneficiou mais de 40 mil moradores da região.

 

A escolha do território considerou a relevância histórica, populacional e cultural do Complexo do Alemão para a cidade do Rio de Janeiro, além dos desafios relacionados à saúde e qualidade de vida enfrentados por uma população que convive com a falta de abastecimento regular de água potável.

 

“Sabemos o quanto a falta de acesso à água potável afeta a saúde e o desenvolvimento das comunidades. Por isso, com AMA, queremos impactar positivamente a população, levando água para as comunidades mais vulneráveis do Brasil e garantindo hidratação no dia a dia. Também entendemos a importância de usar a expertise do nosso negócio para contribuir com uma sociedade mais justa e com o desenvolvimento das comunidades ao nosso redor para crescer juntos”, comenta Laura Aguiar, Diretora de Impacto e Relações com a Sociedade da Ambev.

 

A execução do projeto aconteceu em duas fases. A primeira, que ocorreu em fevereiro do ano passado, contou com a instalação do totem na Grota. Já a segunda aconteceu em agosto e expandiu a atuação para outros cinco locais do Complexo, incorporando novas tecnologias para aprimorar o acesso à água. Essa etapa incluiu a instalação das Estações de Água Segura (EAS), compostas por módulos de filtragem com tecnologia da Água Camelo e bebedouros para armazenamento e refrigeração da água potável.

 

As novas instalações contemplaram as ONGs Talentos do Morro e Educap, beneficiando cerca de 500 crianças com infraestrutura hídrica para atividades educativas e uso doméstico. Outras estações foram instaladas nos pontos de mototáxi da Grota, Canitar e Nova Brasília, principais acessos à comunidade, oferecendo água nas opções natural e refrigerada.

 

Para viabilizar o projeto, a Ambev contou com o apoio de instituições locais fundamentais para a comunicação com os moradores e a definição dos pontos de implementação. Entre elas, o Coletivo Papo Reto, que foi responsável pela articulação do diálogo com a comunidade, além de contribuir com suporte logístico e operacional. “Os nossos parceiros são essenciais para conseguirmos tirar essas iniciativas do papel e gerarmos impacto real na sociedade. Eles nos ajudam a levar AMA a todo o Brasil”, complementa Laura.

 

“Para nós da Água Camelo é sempre muito especial realizar projetos ao lado de AMA, que é uma grande parceira, e do Raull, que é uma das nossas grandes referências. Trabalhar no Complexo do Alemão, território tão icônico e cheio de potência, de onde ele é, reforça nosso compromisso em levar soluções de acesso à água potável para quem mais precisa. Ver esse impacto acontecer em conjunto com parceiros que acreditam no mesmo propósito nos motiva a seguir ampliando nossa atuação”, afirma João Piedrafita, cofundador da Água Camelo.

 

Ao todo, já são mais de 3 milhões de pessoas impactadas por diferentes projetos da AMA em 15 estados do país, como Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Ceará.

 

Fonte: Loures Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *