Amanhã, sexta-feira, no ICBEU serão entregues aos três primeiros colocados prêmios do II Concurso de Literatura de Cordel de São Gonçalo. O evento é promovido pela Academia Gonçalense de Literatura de Cordel (AGLC), o Troféu Gonçalo Ferreira da Silva, além de premiações financeiras.
A disputa, de alcance nacional, teve como tema “Vida e Obra do poeta Gonçalo Ferreira da Silva” e consagrou os poetas potiguares Marciano Medeiros (Leandro Camelo do Norte) e Francisco Gabriel Ribeiro (Curimatau) e o cearense João Rodrigues Ferreira (Poeta do Riacho) que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
Os dez primeiros colocados foram premiados com publicação em livro impresso, editado pela editora Apologia Brasil, dos cordeis participantes do concurso, que está em sua 2º edição. A obra será lançada durante a cerimônia de premiação.
A iniciativa da Academia Gonçalense de Literatura de Cordel (AGLC), através dos poetas e membros fundadores da instituição, Zé Salvador e Ezequiel Alcântara, teve como objetivo homenagear na 2ªedição do concurso, que é anual, um dos maiores poetas cordelistas da história do gênero, o fundador e presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), e que dá nome à premiação, Gonçalo Ferreira da Silva, falecido em outubro de 2022.
Local: ICBEU – Rua Dr. Francisco Portela, 2772 – Zé Garoto, São Gonçalo
Horário: 18 horas
Entrada Franca.