Estudantes se dividem entre estudos e ensaios, com o sonho de a escola de samba voltar à elite do carnaval
Nos 40 anos do Sambódromo, quem brilhou foram alunos e professores da rede estadual, na segunda noite de desfiles da Série Ouro. Integrantes do Império Serrano, a estudante Allana Luísa, e a professora de Artes, Fabíola Estrela, contagiaram a arquibancada com o enredo “Ilú-Oba Ọ̀yọ́: a Gira dos Ancestrais”, tornando uma das postulantes a voltar à elite do Carnaval em 2025.
Para eles, as primeiras horas de domingo (11/02), foram de fortes emoções e com a esperança de a verde e branco de Madureira voltar ao grupo Especial.
– Foi tudo muito lindo. Estou bastante confiante que a Império tem tudo para voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído: a elite do carnaval – disse a jovem que desfilou como passista pela segunda vez consecutiva.
Já a professora de Artes, Fabíola Estrela, que se divide entre o amor pela licenciatura e a paixão em ser ritmista, conta que a escola de samba fez uma preparação bem forte durante todo o ano.
– Fizemos um desfile rico, sobre a cultura Iorubá, do povo nagô. E é uma das etnias mais importantes para a formação da cultura negra no Brasil, além dos bantos, dos jejês e de uma série de outras etnias, esta nos deu o culto aos orixás. O carnaval conta histórias e estamos muito confiantes – disse a professora.
Fotos/Divulgação: Sandra Barros/ divulgação Seeduc-RJ
Conheça os talentos que vão brilhar na avenida, domingo e segunda, no Grupo Especial
Lorena Raissa, de 17 anos, é rainha de bateria da Beija-Flor de Nilópolis. Ela faz a 3ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual Professor Ubiratan Reis Barbosa. Apesar da rotina agitada de ensaios, a mais jovem entre todas as rainhas do Grupo Especial do Rio sabe que o estudo é um pilar fundamental para o seu futuro.
Lorenzo Matheus, de 13 anos, segue os passos da irmã, Lorena Raissa, rainha da azul e branco da Beija Flor de Nilópolis e de toda a família, que tem a quadra da agremiação como quintal de casa. O adolescente é passista da agremiação e cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Professor Ubiratan Reis Barbosa.
Estreante na Sapucaí, Rodney Jorge, de 15 anos, que também estuda no C.E. Compositor Manacéia José de Andrade, vai cruzar a Passarela do Samba levando o nome de duas agremiações: Império Serrano e Portela, ambas de Madureira, Zona Norte do Rio. O jovem se define um apaixonado por Carnaval e afirma que é a melhor época do ano.