Maria Eduarda Chaves, estudante do Ciep 223 Olympio Marques dos Santos, venceu o concurso com um trabalho sobre mulheres negras
Mais uma grande conquista para a rede estadual de ensino. Maria Eduarda Chaves, do Ciep 223 Olympio Marques dos Santos, de Santíssimo, conquistou, no último dia 8 de outubro, o primeiro lugar no Troféu Meninas na Ciência, uma ação que faz parte da grande mostra de ciências anual, promovida pela Univassouras. A jovem se destacou e venceu o concurso na categoria Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, e o tema de seu trabalho foi ‘Mulheres Negras: quebrando rótulos’.
– Eu gostei muito de conhecer a universidade e ter o trabalho reconhecido. A apresentação foi maravilhosa. Foi bom demais ter as pessoas nos ouvindo, acrescentando e concordando com a nossa pauta, que é importante para mim e para outras meninas negras como eu. Foi especial ver que a gente foi reconhecida e saber que demos o primeiro passo para fazer essa mudança – afirmou a jovem, que estuda na turma 3006 do Ciep, na Zona Oeste do Rio.
A iniciativa é uma competição de cunho científico, com o objetivo de promover a aproximação do conceito de iniciação científica através da exposição de projetos científicos desenvolvidos por estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e do 4º ano do Ensino Médio Técnico. Também foram contemplados projetos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Engenharias e Tecnologia.
– Eu me sinto orgulhosa da nossa aluna, que teve a iniciativa deste trabalho. Já foi gratificante quando ela foi convidada a participar, pois essa é nossa missão: levar os alunos longe, proporcionar qualidade e oportunidade a eles. Não posso deixar de agradecer ainda a professora Sonia Mendes, que orientou a aluna e tem sido incansável, ajudando nossa escola a conquistar medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteira e o 10° lugar nas Olimpíadas Digitais do Senac – comentou a orgulhosa diretora Adriana Cândida de Souza.
A terceira edição da Mostra foi um sucesso, contando com mais de 60 trabalhos selecionados para exposição que foram avaliados e concorreram nas categorias de Áreas de Estudo, Equipe, Individual e Meninas na Ciência. O evento promoveu um dia inteiro de troca de conhecimentos e inovação das diversas áreas de pesquisa. A exposição é uma iniciativa do setor de Comunicação e Marketing e da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da instituição de Vassouras, cujo objetivo é levar a iniciação científica a todo o estado do Rio de Janeiro, incentivando o desenvolvimento de novos talentos e o avanço da ciência na região.
– Meu agradecimento a todos que estão envolvidos neste projeto e, em especial, à jovem Maria Eduarda. Educação se constrói e se faz com conhecimento e dados. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida e, consequentemente, fortaleçam a economia e aumentem também as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. É hora de divulgarmos os bons resultados de nossa rede – destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Fonte: Seeduc-RJ