Evento pretende reunir, em dezembro deste ano, os 1.059 deputados estaduais das 27 Casas Legislativas do país.
Reunião da diretoria executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada nesta segunda-feira (12/08), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, decidiu que a cidade do Rio de Janeiro será a sede da 27ª Conferência da Unale, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2024, com o tema “O Futuro da Educação no Brasil”. O encontro contou com a presença da deputada da Alerj, Tia Ju (REP), vice-presidente da União Nacional dos Legisladores na Região Sudeste.
O maior evento entre legislativos da América Latina ocorrerá na ExpoMag, na Cidade Nova, e receberá parlamentares, assessores, servidores legislativos, ministros e delegações internacionais para participar de importantes debates sobre o desenvolvimento nacional. A expectativa é reunir os 1.059 deputados estaduais das 27 Casas Legislativas do Brasil.
Tia Ju defendeu a candidatura do Rio de Janeiro, destacando sua infraestrutura para a realização de grandes eventos. A parlamentar também ressaltou o apoio do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), em receber a conferência. “Quando levei a ideia ao presidente Bacellar, ele prontamente se colocou à disposição e, juntamente com o diretor-geral da Casa, Marcos Brito, começamos a desenhar como será a realização desse evento”, disse a parlamentar.
Durante a apresentação da candidatura do Rio como cidade sede, também foi exibido um vídeo do presidente Bacellar, no qual ele afirma que “o Rio de Janeiro espera os ‘unaleanos’ de braços abertos”.
Unale no Rio
A última conferência da Unale no Rio de Janeiro aconteceu em 2001, ou seja, há 23 anos. Além de Tia Ju, a Alerj conta com a representação da deputada Célia Jordão (PL), que é secretária da Unale.
A conferência, realizada anualmente, é um ambiente democrático de discussões, cujo principal objetivo gira em torno da melhoria e do crescimento do país, a partir da troca de experiências entre parlamentares de diferentes regiões brasileiras e também do exterior.
Fonte: Alerj