Dados do IBGE mostram que quase 60% dos lares com insegurança alimentar são liderados por mulheres.
O Mapa da Fome mostra que esse grave problema se concentra nas regiões mais vulneráveis, em famílias com menos acesso à renda e em lares chefiados por mulheres e/ou pessoas negras. Nesta terça-feira (13/08), às 10h, as Comissões de Defesa dos Direitos das Mulheres e de Segurança Alimentar, além das Frentes Parlamentares de Combate à Fome e de Defesa da Agroecologia e da Economia Solidária, realizam audiência pública com o objetivo de debater o protagonismo da mulher na luta contra a fome, formular políticas públicas e efetivar as que já são previstas em lei, especialmente na revisão orçamentária. Será no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na Rua da Ajuda, n° 05, Centro do Rio.
Para a deputada Renata Souza (PSOL), presidente da Comissão da Alerj de Defesa das Mulheres, essa audiência reúne os esforços de todos que atuam no combate à fome para potencializar a oportunidade do debate público sobre a fome e a mulher como agente central no enfrentamento dessa questão.
“Esse debate vai partir da identificação do protagonismo das mulheres, tanto como as mais afetadas, como as mais atuantes na resistência e enfrentamento ao problema. O objetivo é formular políticas públicas e pressionar pela efetivação das que já são previstas em lei, especialmente na revisão orçamentária de modo a fortalecer atividades como agricultura familiar, pesca artesanal, reciclagem e economia solidária, que promovem a segurança alimentar com respeito ao meio ambiente,” comentou Renata.
Estão confirmadas também as presenças dos deputados Marina do MST (PT) e Flávio Serafini (PSOL).
Estarão na audiência a superintendente de autonomia econômica da mulher da Secretaria de Estado da mulher, Marcele Porto; a superintendente de Planejamento Estratégico, ligada à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG); a representante da Rede Carioca de Agricultura Urbana e da Associação de Agricultores da Feira Agroecológica de Campo Grande, Processadores de Alimentos, Artesãos e Amigos (AAFA), Bernadete Montesano; a representante da Associação Mar das Marisqueiras, Salete Feliciano, entre outros.
SERVIÇO:
Audiência Pública: ‘Mulheres como agentes populares da Soberania e Segurança Alimentar: agricultoras, pescadoras e mulheres da economia solidária’
Data: 13/08
Horário: 10h
Local: Plenário da Alerj – Rua da Ajuda, 5 – Centro.
Fonte: Alerj