
Foto/Divulgação: Alerj
O Programa Pontos de Inovação Sustentável será criado no Estado do Rio, para buscar o desenvolvimento de soluções sustentáveis em comunidades vulneráveis, promovendo a preservação ambiental e a adaptação às mudanças climáticas. A regulamentação consta no Projeto de Lei 1.751/23, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (08/04). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
O programa prevê a sistematização de um portfólio de tecnologias sustentáveis para futura aplicação em larga escala, além de estimular boas práticas já existentes, com destaque para tecnologias sociais. A proposta também autoriza a concessão de bolsas mensais para projetos inovadores voltados à sustentabilidade. Segundo ela, a proposta busca fortalecer ações populares já existentes e institucionalizar práticas que têm surtido efeito na mitigação das mudanças climáticas.
“Nada mais do que o mapeamento das iniciativas que implementam tecnologias sociais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, mas não só também para alargar o sentido de preservação social e de sustentabilidade”, afirmou Balbi em plenário.
A parlamentar destacou exemplos como soluções de baixo custo para saneamento em áreas carentes e mecanismos de reciclagem que geram renda, especialmente para mulheres.
Fonte: Alerj