Foto: Divulgação Alerj
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quarta-feira (05/11), o Projeto de Lei 63/23, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), que estabelece medidas de incentivo ao desenvolvimento do movimento cultural Hip Hop fluminense e todas as suas manifestações artísticas como breaking, grafite, rap, MC e DJ. A proposta ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.
Segundo o projeto, a iniciativa visa a fomentar e incentivar a produção artística, de músicas, danças, livros, audiovisual, fotográfica, moda, entre outras, do movimento Hip Hop, para promover o desenvolvimento socioeconômico e territorial no Estado. Estão previstas iniciativas como a promoção do Hip Hop em veículos de comunicação institucionais, disponibilizar aparelhos culturais, promover a ocupação de espaços públicos, incentivos à cadeia produtiva, capacitação de agentes culturais, entre outras.
O projeto ainda prevê a criação de um fórum permanente e integrado com as instituições do Poder Público e da Sociedade Civil para classificação e elaboração de diretrizes para atividades culturais relativas às expressões formadoras do Hip Hop. A proposta também assegura a realização de rodas culturais. “Acredito que esse programa de fomento ao Hip Hop vai ser um marco legislativo. Diferentemente de outras iniciativas, esta visa a garantir recursos de maneira permanente a uma manifestação cultural das mais importantes”, comentou Verônica Lima.

