A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quarta-feira (04/09), o Projeto de Resolução 799/24, de autoria original da deputada Dani Monteiro (PSol), que concede Medalha Tiradentes para o rapper BK, nome artístico de Abebe Bikila Costa Santos. A medida será promulgada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), e publicada no Diário Oficial do Legislativo dos próximos dias.
“Homenagear o BK é trazer o outro lado também dos elementos do hip-hop, que é falar da rima, é falar do beat e falar do nosso quinto elemento imaterial que é o conhecimento. O BK traz nas suas letras uma crítica à realidade vivenciada por jovens negros no nosso Estado e no país, mas faz isso de uma forma lírica, de uma forma artística, de uma forma lúdica”, declarou a autora, Dani Monteiro (PSol), em plenário.
A justificativa do projeto destaca que BK é, atualmente, um dos artistas mais respeitados do país. Referência para a juventude que acompanha o Movimento Hip Hop, suas músicas tratam de questões sociais e da negritude, levantando temas que muitas vezes são apagados pela grande mídia.
Também assinam como coautores os deputados Dani Balbi (PCdoB), Verônica Lima (PT), Carlos Minc (PSB), Flavio Serafini (PSol), Marina Do Mst (PT), TH Joias (MDB).
Fonte: Alerj