
Foto/Divulgação: Alex Ramos
O presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (REP-PB), será condecorado com a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem foi proposta pelo presidente do Parlamento fluminense, deputado Rodrigo Bacellar (União), por meio do Projeto de Resolução 1.236/25, que foi aprovado, em discussão única, nesta terça-feira (13/05). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
Hugo Motta foi o deputado federal mais jovem da história do Brasil ao se eleger, aos 21 anos, para o seu primeiro mandato em 2010. Agora, em seu quarto mandato na Câmara, também bateu o recorde de parlamentar mais jovem a presidir a casa legislativa, com 35 anos, assumindo o cargo em fevereiro deste ano para um mandato de dois anos. Nas eleições de 2022, alcançou uma votação histórica de 158.171 votos, sendo o deputado federal mais bem votado da Paraíba.
Nascido em João Pessoa, capital da Paraíba, em setembro de 1989, Hugo Motta é formado em medicina e sua família tem tradição política no município de Patos, no Sertão paraibano. “Ele traz em seu ideário, que é formado a partir da base familiar, o investimento em educação para atingir as metas profissionais e pessoais. Vindo de uma família de tradição na política paraibana, Hugo demonstra aptidão e experiência na esfera pública”, disse Bacellar.
Fonte: Alerj