Nomeação a Melhor Filme é inédita para o Brasil. “É um dia muito importante na vida de todos nós que amamos o Brasil, que amamos a cultura, que amamos a justiça”, declara Fernanda Torres. Em sua 12ª semana, longa segue em cartaz em 500 salas e já foi visto por mais de 3,6 milhões de espectadores
O Brasil está de volta ao Oscar! “Ainda Estou Aqui” foi indicado nesta quinta-feira, 23, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres. Esta é a primeira vez que o cinema brasileiro tem um representante na disputa pela estatueta de Melhor Filme, maior honraria da premiação. As indicações a Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional encerram um período de 26 anos em que produções brasileiras não competiram nessas categorias. A última vez que o país teve um representante entre os indicados foi em 1999, com Fernanda Montenegro e “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles.
O cineasta comentou as nomeações recebidas por “Ainda Estou Aqui”: “muita alegria e emoção pela indicação tão merecida da Nanda, 26 anos depois de dona Fernanda, e do ‘Central do Brasil’. Esse é um momento de celebração não só para todos nós que fizemos ‘Ainda Estou Aqui’, mas para toda a cultura brasileira. É o reconhecimento da literatura brasileira do livro seminal de Marcelo, da música brasileira genial de Caetano, Gal, Erasmo e Tom Zé, do cinema brasileiro que forma atores e artistas tão incríveis quanto os que eu tive a honra de colaborar com em ‘Ainda Estou Aqui’. Acima de tudo, é o reconhecimento da importância de Eunice Paiva como protagonista da história do país, algo que o público brasileiro soube abraçar antes de qualquer outro. Uma parte importante dessas indicações se deve à cada uma das 3,6 milhões de pessoas que foram ao cinema para se reencontrar com um pedaço submerso da história do Brasil. Esse retorno do público gerou artigos em muitos jornais fora do Brasil, o que acabou construindo uma maior atenção para o filme. Finalmente, queria dizer que não teríamos tido essas indicações sem o apoio e a generosidade de cineastas e atrizes que abraçaram ‘Ainda Estou Aqui’, como Alfonso Cuarón, Sean Penn, Valeria Golino, Olivier Assayas, Alice Braga, Alexander Payne, Wim Wenders e muitos outros. Não fizemos propriamente uma “campanha”, e sim uma série de projeções e debates em muitos países em torno do filme. A trajetória do filme pelo mundo foi construída por uma família muito pequena de pessoas, sem festas ou jantares, falando sobre o que importa: cinema.”
Walter Salles totaliza agora sete indicações ao Oscar ao longo de sua carreira. Além de “Ainda Estou Aqui” e “Central do Brasil”, também foi reconhecido pela Academia por “Diários de Motocicleta” nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original, que rendeu a estatueta a Jorge Drexler.
“É mais do que merecida não só indicação para Filme Internacional como a indicação para Melhor Filme, geral. Um filme falado em português! Isso é uma coisa muito grande, muito importante para nossa cultura, para o nosso cinema. É um filme que, no Brasil, levou milhões de espectadores ao cinema, gente de todos os credos de todas as posições políticas, todos concordando em torno de um fato que é o que aconteceu com a família Paiva, que é inadmissível uma violência de estado como aquela, é algo que a gente não pode aceitar”, declarou Fernanda Torres.
A atriz complementa que “é um dia muito importante na vida de todos nós que amamos o Brasil, que amamos a cultura, que amamos a justiça. Eunice Paiva merece. Enquanto eu estiver lá, com o Walter, no Oscar, eu quero que o Brasil comemore muito no carnaval. Nada como uma tragédia grega como essa terminar numa celebração dionisíaca como a do Carnaval do Brasil inteiro.”
Nas redes sociais, Selton Mello também comemorou as indicações: “Fizemos um filme. Ele nasceu vitorioso por motivos variados: por lembrar o que não pode ser esquecido; por comover com uma beleza austera; por encher as salas de cinema de novo; por levar nossa sensibilidade para o mundo; por recuperar nossa autoestima cultural; por abrir tantas portas para outros que virão; por restaurar o amor pelo cinema brasileiro; por ter criado algo emocionalmente poderoso; por alcançar o raro equilíbrio entre estética & ética; por ser sublime em sua justa simplicidade. Muitas camadas. Nosso país precisava desse filme. O mundo todo precisava desse filme. Nesse exato momento. Três indicações ao Oscar. Com a de Melhor Filme, nós entramos para a história para sempre. Ainda estamos aqui: Eunice, Rubens, nós & vocês”.
A repercussão de “Ainda Estou Aqui” na temporada de premiações reflete também nos resultados em circuitos de mercados internacionais. O longa liderou as bilheterias de Portugal no fim de semana de estreia, quando registrou sessões esgotadas nas cidades de Porto e Lisboa, com 55 cópias em cartaz. Nos Estados Unidos, onde teve lançamento selecionado em cinco salas em Nova York e Los Angeles, antes de expandir o circuito, o filme teve a maior média de arrecadação por cinema (US$ 22,7 mil) entre todos os longas em cartaz. Na França, onde ganhou exibição em 180 complexos, também registrou a maior média de renda por cinema (US$ 3,1 mil). Nas próximas semanas, o filme também chega a outros países europeus: na Itália, o lançamento ocorre no próximo dia 30 de janeiro, enquanto Espanha e Inglaterra recebem a abertura do filme no dia 21 de fevereiro.
Os resultados de “Ainda Estou Aqui” nos cinemas brasileiros seguem fortes e também são impulsionados por suas indicações e vitórias pelo mundo. Com público de mais de 3,6 milhões de espectadores é, no momento, o longa brasileiro de melhor desempenho após a pandemia, e, em sua 12ª semana, segue em cartaz em 500 salas.
Além da nomeação ao Oscar, o longa de Walter Salles também foi recentemente indicado ao Dorian Awards (premiação concedida pela Associação LGBTQ de Críticos de Entretenimento). No Gold Derby Film Awards disputa quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega) e Melhor Filme Internacional. No BAFTA (maior premiação do cinema britânico, concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão) a competição é pelo prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
“Ainda Estou Aqui” já conta com mais de dez prêmios. Além de vencer como o Melhor Roteiro em Veneza, onde fez sua estreia mundial, o longa rendeu a Fernanda Torres Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama – prêmio inédito para o Brasil –, e conquistou cinco prêmios de Melhor Filme segundo o Júri Popular: no Festival Internacional de Cinema de Miami; na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e no Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem. A lista de vitórias inclui ainda Melhor Filme e Melhor Atriz, para Fernanda Torres, no Prêmio APCA 2024 (dado pela Associação Paulista de Críticos da Arte); Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme Internacional no 36º Festival Internacional de Cinema de Palm Springs e na premiação da Associação de Críticos de Porto Rico, que também concedeu a Fernanda Torres o segundo lugar na categoria de Melhor Atriz. Torres ainda foi eleita Melhor Atriz em Filme Internacional pelo The Critics Choice Awards, na seção Latino Cinema & Television, e ficou em segundo lugar, ao lado de Demi Moore, no prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles. A produção venceu também o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024 e recebeu uma menção honrosa como um dos cinco melhores longas- metragens internacionais do ano no National Board of Review Awards, nos Estados Unidos.
O longa foi eleito o melhor filme de 2024 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), foi um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a prestigiosa lista de melhores filmes de 2024, foi escolhido por um júri de 100 jornalistas como o Melhor Filme de 2024 pela Revista Exame no Brasil, e foi reconhecido pela revista Hollywood Reporter – importante publicação americana sobre a indústria do entretenimento – como um dos dez melhores filmes de 2024. “Ainda Estou Aqui” também foi indicado a Melhor Filme pela Internacional Utah Film Critics Association, e Melhor Filme em Língua Estrangeira no North Carolina Film Critics Association Awards. E recebeu as indicações de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Filme de Drama, para Fernanda Torres, no Satellite Awards, premiação concedida pela Academia Internacional de Imprensa.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família, “Ainda Estou Aqui” é uma coprodução Brasil-França, e é o primeiro filme Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração, e tem distribuição nacional da Sony Pictures.
SINOPSE
Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.
ELENCO
A FAMÍLIA | |
Eunice Paiva | Fernanda Torres |
Fernanda Montenegro | |
Rubens Paiva | Selton Mello |
Veroca | Valentina Herszage |
Maria Manoella | |
Nalu | Barbara Luz |
Gabriela Carneiro da Cunha | |
Eliana | Luiza Kosovski |
Marjorie Estiano | |
Marcelo | Guilherme Silveira |
Antonio Saboia | |
Babiu | Cora Mora |
Olivia Torres | |
Maria José | Pri Helena |
OS AMIGOS | |
Felix | Humberto Carrão |
Fernando Gasparian | Charles Fricks |
Dalva Gasparian | Maeve Jinkings |
Helena Gasparian | Luana Nastas |
Laura Gasparian | Isadora Ruppert |
Baby Bocayuva | Dan Stulbach |
Dalal Achcar | Camila Márdila |
Raul Ryff | Daniel Dantas |
Beatriz Ryff | Helena Albergaria |
Lino Machado | Thelmo Fernandes |
Martha | Carla Ribas |
Pimpão | Caio Horowicz |
Cristina | Maitê Padilha |
Reinaldo | Felipe Barreto |
FICHA TÉCNICA
Diretor: Walter Salles
Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega
Direção de Fotografia: Adrian Teijido
Montagem: Affonso Gonçalves, ACE
Direção de Arte: Carlos Conti
Figurino: Cláudia Kopke
Música: Warren Ellis
Som Direto: Laura Zimmerman
Mixagem de Som: Stéphane Thiébaut
Caracterização: Luigi Rocchetti
Maquiagem: Marisa Amenta
Efeitos Especiais: Claudio Peralta
Preparação de Elenco: Amanda Gabriel
Casting: Letícia Naveira
Produtora Delegada: Lili Nogueira
Produtora Associada: Daniela Thomas
Produtores Executivos: Guilherme Terra, Thierry de Clermont-Tonnerre, Lourenço Sant’anna, Renata Brandão, Juliana Capelini, David Taghioff, Masha Magonova
Produtores: Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira, Martine de Clermont-Tonnerre
Produtoras: VideoFilmes, RT Features e MACT Films
Coprodutoras: ARTE France Cinéma, Conspiração, Globoplay
Baseado no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva
Apoio: Projeto Paradiso
Distribuição: Sony Pictures
WALTER SALLES | Diretor
Walter Salles é um cineasta brasileiro. Seus primeiros documentários “Krajcberg, o Poeta dos Vestígios” (1986) e “Socorro Nobre” (1995), ganharam prêmios em vários festivais, incluindo o Fipa d’Or de melhor documentário (França) e o prêmio do público no Festival dei Popoli. “Terra Estrangeira” (1995), codirigido por Daniela Thomas, foi selecionado para o Festival de San Sebastián e vencedor do prêmio de público no Rencontres de Cinéma de Paris. “Central do Brasil” (1998) recebeu mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim, além do Bafta da Academia Britânica e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. “Diários de Motocicleta” (2004) foi ganhador de mais de 20 prêmios internacionais, entre eles o Bafta de melhor filme estrangeiro e melhor trilha sonora, prêmio da Associação de Críticos de Londres, prêmio do público no Festival de San Sebastián e o Oscar® de melhor música original.
Em 2008, “Linha de Passe”, codirigido por Daniela Thomas, ganha o prêmio de melhor atriz para Sandra Corveloni no Festival de Cannes. Walter Salles recebeu o prêmio Robert Bresson pelo conjunto da obra no Festival de Veneza de 2009. Em 2020, Salles recebeu o prêmio Fiaf, da Federação Internacional de Arquivos de Filmes, mais importante rede internacional de cinematecas e arquivos de filmes do mundo, pelo seu trabalho em prol da memória cinematográfica brasileira.
FERNANDA TORRES | Eunice Paiva
Atriz, escritora, colunista e roteirista, Fernanda Torres é considerada uma das grandes artistas de sua geração. Com carreira no teatro, no cinema e na televisão, Fernanda Torres estreou como atriz aos 13 anos e, aos 40, como escritora.
Começou no cinema aos 16 anos em “Inocência”, dirigido por Walter Lima Junior, e atuou em diversos filmes que marcaram o renascimento do cinema brasileiro a partir dos anos 90. Em 2007, começou a escrever colunas para jornais e revistas. Em 2014, publicou seu primeiro romance, “Fim”, que foi traduzido para sete idiomas e transformado em série para o streaming.
SELTON MELLO | Rubens Paiva
O ator e diretor Selton Mello está comemorando 40 anos de carreira. Ao longo desses anos conquistou o público, a crítica e premiações ao redor do mundo com trabalhos memoráveis, como “O Auto da Compadecida”, “Meu Nome Não é Johnny”, “Lavoura Arcaica”, “O Palhaço”, “Lisbela e o Prisioneiro” e “O Cheiro do Ralo”. Na TV, brilhou em papéis inesquecíveis, em “Ligações Perigosas”, “A Mulher Invisível”, “Os Maias”, “Os Aspones” e “Caramuru – A Invenção do Brasil”. Realizou três filmes como cineasta, com destaque para “O Palhaço”, sucesso de bilheteria premiado em mais de 50 festivais de cinema nacionais e internacionais, sendo também o filme representante do Brasil ao Oscar® de melhor filme estrangeiro de 2013. Em “O Filme da Minha Vida”, Selton acumulou as funções de ator, diretor e roteirista. Baseado na obra do chileno Antonio Skármeta (de “O Carteiro e o Poeta”), estrelado pelo astro francês Vincent Cassel, “O Filme da Minha Vida” teve sua estreia no Festival de Roma e seguiu viagem pelo mundo recebendo o reconhecimento de festivais e críticas por onde passou. Por conta de seu desempenho internacional, Selton passou a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar®. Selton também é diretor e ator da premiada e aclamada série “Sessão de Terapia”, que conta com cinco temporadas.
VIDEOFILMES | Produtora
Criada pelos irmãos Walter Salles e João Moreira Salles em 1986, a VideoFilmes é uma produtora independente considerada referência pelo conjunto de seus trabalhos. A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para TV, coproduções nacionais e internacionais. Dentre suas produções estão sete documentários do mestre Eduardo Coutinho, incluindo “Jogo de Cena”, “Edifício Master” e “Últimas Conversas”. “Central do Brasil” e “Linha de Passe”, de Walter Salles; “Santiago” e “No Intenso Agora”, de João Moreira Salles; filmes de diretores como Sérgio Machado (“Cidade Baixa”), Karim Aïnouz (“Madame Satã”, “O Céu de Suely” e “Marinheiro das Montanhas”), Flavia Castro (“Deslembro”) e Eryk Rocha (“Transeunte” e “Breve Miragem de Sol”). A trajetória da VideoFilmes é marcada pela conquista de mais de 400 prêmios internacionais, entre eles o Urso de Ouro e Urso de Prata no Festival de Berlim, a Palma de Ouro de melhor atriz em Cannes (“Linha de Passe”), Globo de Ouro, dois prêmios Bafta, além de oito indicações e um Oscar® por suas produções e coproduções.
RT FEATURES | Produtora
Criada por Rodrigo Teixeira em 2006, a RT Features é hoje uma das principais produtoras audiovisuais brasileiras com destaque no mercado internacional. Seus filmes são reconhecidos mundialmente, tendo sido indicados para mais de 40 prêmios — incluindo seis indicações ao Oscar® e quatro ao Globo de Ouro.
Produziu, entre outros filmes, “Call Me By Your Name” (2017), de Luca Guadagnino, vencedor do Oscar® de melhor roteiro adaptado; “The Lighthouse” (2019), dirigido por Robert Eggers, que ganhou o prêmio máximo da crítica na Quinzena dos Realizadores de Cannes; “Ad Astra” (2019), de James Gray; “Wasp Network” (2019), de Olivier Assayas; “A Vida Invisível” (2019), de Karim Aïnouz, vencedor do prêmio de melhor filme na mostra Um Certo Olhar de Cannes; “Murina” (2021), de Antoneta Alamat Kusijanovic, vencedor do Camera d’Or no Festival de Cannes e “Armageddon Time” (2022), de James Gray. Possui também em seu currículo produções brasileiras de longas-metragens como “O Cheiro do Ralo” (2006), “O Abismo Prateado” (2010), “Tim Maia” (2014), “Alemão” (2014), e a série “O Hipnotizador” (2015).
MACT Productions | Produtora
A MACT Productions é uma produtora cinematográfica sediada em Paris, criada em 1992 por Martine e Antoine de Clermont-Tonnerre. Ela produziu e coproduziu filmes de autor internacionais premiados nos maiores festivais do mundo. O catálogo inclui sucessos notáveis como “Central do Brasil”, de Walter Salles (Urso de Ouro na Berlinale de 1998), “Propriedade Privada”, de Joachim Lafosse, “Etz Limon”, de Eran Riklis, “Hannah Arendt”, de Margarethe von Trotta, e “Caravaggio”, de Michele Placido.
CONSPIRAÇÃO | Coprodutora
Com 10 indicações ao Emmy Internacional, a Conspiração é a produtora independente da América Latina com o maior número de indicações na premiação, sendo vencedora na categoria melhor comédia, com “A Mulher Invisível”. É realizadora de séries como “Fim” (Globoplay), “Sob Pressão” (TV Globo), “Dom” (Prime Video), “Anitta: Made in Honório” (Netflix), “Detetives do Prédio Azul” (Gloob) e “1 Contra Todos” (Fox), além dos shows de não ficção “Viajando com Os Gil” (Prime Video), “Angélica: 50 & Tanto” (Globoplay) e “Se Eu Fosse Luísa Sonza” (Netflix). No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Veneza e Toronto, e foi responsável pelos sucessos de crítica e bilheteria como “Eu Tu Eles” (menção especial de Un Certain Regard), “Casa de Areia” e “2 Filhos de Francisco” – indicação oficial do Brasil ao Oscar® de melhor filme estrangeiro. Atualmente, a produtora prepara títulos como “O Auto da Compadecida 2”, “Ainda Estou Aqui”, “Detetives do Prédio Azul 4”, “A Droga da Obediência” e “Vini Jr”.
GLOBOPLAY | Coprodutora
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes, esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda. A plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros canais gratuitos. Tudo isso disponível para ver quando e onde quiser.
SONY PICTURES | Distribuidora
A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países.
Com presença marcante no mercado nacional, a Sony Pictures distribuiu e/ou coproduziu no Brasil, 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Em 2024, através do investimento em inúmeras produções, apostando em novos talentos e diferentes gêneros ao longo dos últimos anos, a Sony chega à marca de mais de 70 filmes nacionais distribuídos e/ou coproduzidos, entre eles: ” Deus é Brasileiro”, “O Auto da Compadecida”, “Carandiru”, “Cazuza”, “Filhos de Francisco 2”, “Meu Nome Não é Johnny”, “Chico Xavier”, “Xingu”, “Tainá”, “Um Tio Quase Perfeito”, “Entre Irmãs”, “Kardec” e “Ninguém é de Ninguém” .
Fonte: Beatriz Filippo – Primeiro Plano