Quadro reflete a diversidade brasileira com 65% de negras e negros
A missão da Águas do Rio vai além de levar saúde e dignidade para a população, através do saneamento básico. Próximo de completar um ano de atuação, a concessionária ultrapassou o número de 8 mil empregos gerados, diretos e indiretos, nas 27 cidades em que está presente, sendo 3.500 funcionários moradores em comunidades. Desde o início de sua atuação, a empresa priorizou a contratação de mão de obra local, visando contribuir com o desenvolvimento regional e com o bem-estar dos colaboradores. Além do impacto social, a iniciativa promove a prestação de serviço mais eficiente.
Moradora do Complexo do Alemão, Letícia da Conceição é assistente de serviços da Águas do Rio desde novembro do ano passado. O trabalho dela envolve a responsabilidade de gerar relatórios sobre a qualidade das atividades prestadas pela empresa.
“O meu trabalho está relacionado à entrega de um serviço cada vez melhor para o cliente. Poder acompanhar o que está sendo feito, e muito bem-feito, é o que me deixa feliz. É gratificante. Aqui nós somos um time, e eu me sinto muito acolhida. A empresa atua dentro da minha própria comunidade e eu vejo de perto que as coisas estão diferentes. As equipes atuam rápido, não vemos mais tantos bueiros com esgoto transbordando, o saneamento realmente avançou”, destaca.
Nascido em Duas Barras, onde iniciou as atividades na Águas do Rio no dia 3 de janeiro, Edvaldo Wermelinger foi contratado para integrar o quadro de colaboradores do setor operacional da cidade. Recém promovido ao cargo de Supervisor de Operações da Região Serrana, ele relembra o início da jornada na empresa e o sentimento de fazer a diferença para tantos moradores. “Entrei na empresa em um momento crítico com relação ao fornecimento de água. Aprimoramos tudo e deixamos a distribuição de água regular. Isso não tem preço. Ver um bairro inteiro abastecido, ouvir moradores falando bem do abastecimento me deixa mais do que feliz”, comenta o colaborador.
No caso do funcionário Thiago Campos, que faz parte da equipe operacional que atua na área da Superintendência da Baixada I, a oportunidade de trabalhar próximo de casa é um diferencial.
“Trabalhar na Águas do Rio significa ter qualidade de vida para mim. Antes eu levava quase três horas para chegar ao meu antigo serviço, fora os riscos que eu corria no trajeto. Eu mesmo já fui assaltado três vezes no ônibus, mas hoje tudo mudou. Se eu quiser, consigo ir trabalhar de bicicleta, porque é muito próximo da minha residência”, conta o agente de saneamento, que é morador da Vila Ideal, em Duque de Caxias.
Com oportunidades que alcançam diferentes níveis de escolaridade, o quadro da concessionária ainda reflete a diversidade brasileira, sendo 65% dos 5.500 funcionários diretos, negras e negros. Entre os jovens aprendizes, as mulheres ocupam mais de 60% das vagas.
“Nós atingimos uma marca relevante, e seguimos com o nosso objetivo de contar com pessoas das próprias cidades, para que trabalhem próximos de suas casas, que sintam também que estão colaborando com seus próprios vizinhos e bairros. O bem-estar dos funcionários é fundamental para que o serviço da empresa seja prestado com qualidade”, destaca o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
Para os interessados, a Águas do Rio está com processo seletivo aberto para vários cargos, em todas as áreas de atuação da concessionária. São vagas para agentes de saneamento, comercial (leitura e vistoria), eletromecânica, analistas e assistentes administrativos, técnicos e engenheiros em segurança do trabalho, entre outras. Os interessados devem entrar no site aguasdorio.com.br e clicar em “Carreiras”, onde terão acesso a material sobre a empresa e poderão inserir seus dados.