Águas de Niterói, concessionária do Grupo Águas do Brasil, já realizou cerca de 12 mil vistorias, entre 2023 e início de 2024, para identificar e regularizar imóveis da Região Oceânica que não possuem conexão com a rede pública de esgoto. A ação faz parte do projeto de Regularização Sanitária, realizado pela empresa, com objetivo de fiscalizar 100% dos imóveis da região.
O projeto de Regularização Sanitária é a união de dois programas realizados pela Águas de Niterói: o “Se Liga”, iniciado em 2013 em apoio ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e que já realizou 25 mil visitas técnicas, e o “Ligado na Rede”, que já vistoriou mais 6 mil imóveis, desde 2021, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).
O “Ligado na Rede” já garantiu que mais de 3,5 bilhões de litros de esgoto sem tratamento deixassem de ser lançados nos corpos hídricos de Niterói, desde seu lançamento. Além disso, já executou de forma gratuita a interligação de 281 imóveis na rede coletora de esgoto, através de um viés social que oferece a ligação para famílias beneficiárias do Cadastro Único.
O projeto de Regularização Sanitária também deseja incentivar a conscientização da população sobre a importância da coleta e do tratamento de esgoto, reduzindo os impactos ambientais e contribuindo para a preservação dos corpos hídricos de Niterói.
Sobre a Águas de Niterói
Atuando no município desde novembro de 1999, a concessionária trata 95,6% do esgoto do município e abastece 100% da população com água tratada e de qualidade. O nível de perdas em Niterói é reduzido a cada ano e, em 2022, chegou a menos de 25%, o que proporcionou que a cidade subisse 19 colocações no Ranking 2023 do Instituto Trata Brasil, se consolidando como o 4° colocado do Brasil e 1º do estado do Rio de Janeiro em saneamento. A concessionária já investiu mais de R$ 1,3 bilhão no saneamento do município.