agricultura social (4)

Foto/Divulgação

O programa realizou edição em Quatis, com entrega de estufa comunitária, horta mirim e serviços gratuitos à população, reforçando o compromisso com o desenvolvimento rural e social

O município de Quatis (RJ) recebeu, no dia 8 de novembro, a 11ª edição do Programa Agricultura Social, iniciativa que tem transformado o interior fluminense ao promover cidadania, sustentabilidade e desenvolvimento para o campo e as comunidades rurais.

 

Promovido pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com execução técnica da Pesagro-Rio, o projeto que já atendeu cerca de 10 mil pessoas em todo o território fluminense, tem como objetivo fomentar o trabalho do pequeno agricultor, promover capacitação e ampliar o acesso de produtores e comunidades locais a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social e rural sustentável.

– É uma alegria ver o Agricultura Social chegando à sua 11ª edição e continuar colhendo frutos tão importantes em todo o nosso estado. Em Quatis, entregamos mais do que uma estufa ou uma horta: entregamos oportunidades. Estamos fortalecendo o pequeno produtor, incentivando o protagonismo dos jovens e levando serviços que garantem cidadania e dignidade às famílias fluminenses. Seguiremos firmes nessa parceria entre as secretarias, os municípios e as instituições locais, porque acreditamos que o desenvolvimento sustentável nasce do cuidado com as pessoas e com o território – ressaltou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

Entre as ações desta edição esteve a entrega de uma estufa comunitária, um espaço permanente voltado ao fortalecimento da agricultura local e à geração de oportunidades para pequenos produtores e famílias da região. O evento também ofereceu atendimentos de saúde, orientação social e de direitos humanos, atividades educativas e recreativas, reforçando o compromisso do programa com o bem-estar da comunidade.

– A 11ª edição do Agricultura Social reafirma o compromisso da Pesagro-Rio com o fortalecimento do campo fluminense e com a valorização do produtor rural. Nosso papel é gerar conhecimento, aproximar instituições, estimular parcerias e transformar essas conexões em políticas públicas que façam diferença no território. Ver a agricultura familiar protagonizando soluções, compartilhando saberes e construindo futuro é a certeza de que estamos no caminho certo – comenta o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.

A novidade para o município de Quatis foi a entrega da Horta Mirim. O Agricultura Social também incentiva o protagonismo das novas gerações no campo. O Projeto Produtor Mirim será beneficiado com sua própria horta, uma ferramenta para estimular adolescentes a trabalharem com a produção agroecológica e a sustentabilidade, com ênfase na prática agrícola e na consciência ambiental. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, criado em 2006, o projeto trabalha com adolescentes em situação de vulnerabilidade, entre 14 e 18 anos, sendo selecionados pelo CadÚnico. Ao todo 80 adolescentes participam 2 vezes na semana do projeto. O município também auxilia com uma ajuda no valor de R$169,00.João Otávio Moares é professor no município de Quatis e leciona a disciplina de Ciências, na Escola Quilombola de Satana. Ele apresentou o projeto de irrigação por meio de materiais recicláveis e de baixo custo, em parceria com seus alunos. A ideia surgiu com objetivo de otimizar o trabalho com a horta, além do cultivo e a produção de alimentos saudáveis e o reaproveitamento de materiais.

– Ao longo do ano desenvolvemos alguns produtos e esse da irrigação é o mais recente. Temos um sistema baseado em uma garrafa pet reciclada, envolta de um material que bloqueie a passagem de sol e um equipo de soro que custa 1 real. Perfuramos a tampa, e com o equipo, conseguimos controlar a irrigação para mais acelerada, ou gotejamento, que é o ideal para hortaliças. Isso otimiza e reduz a necessidade do trabalho diário – comentou o professor.

Criado com o propósito de aproximar o campo das políticas públicas e ampliar o acesso à cidadania, o Agricultura Social segue plantando sementes de transformação em todo o estado. “Cada edição é uma nova oportunidade de construir um campo mais justo, produtivo e sustentável”, destacam os organizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *