
Foto/Divulgação: Renan Otto
Produtor valoriza a produção local e preservação do meio ambiente
A Feira da Agricultura Familiar Gonçalense, evento que acontece às terças e sextas-feiras, das 6h às 14h, tem se tornado um ponto de referência para os consumidores locais e continua a se consolidar como uma vitrine para os produtos cultivados com dedicação na cidade. A feira fica localizada na Rua Salvatori, no Centro de São Gonçalo, trazendo alimentos frescos, saudáveis e livres de agrotóxicos diretamente para a população.
Entre os agricultores que se destacam na feira, está o Wallace Rodrigues, mais conhecido como Lalinho, proprietário do Sítio WJ Família, situado no Assentamento da Fazenda Engenho Novo, em Santa Izabel.
Aos 66 anos, Lalinho tem se dedicado à produção de uma grande variedade de produtos, incluindo frutas como caqui, goiaba, abóbora, hortaliças como alface, couve e beterraba, além de batata doce e temperos frescos. Seu sítio também se destaca pela produção de sucos e compostagem, práticas que valorizam a sustentabilidade e a preservação.

“São Gonçalo tem um solo fértil e propício para plantações, mas é fundamental cuidar dele e ter responsabilidade com o que estamos fazendo. A compostagem e o uso consciente da terra são essenciais para que possamos continuar oferecendo produtos de qualidade e preservar o meio ambiente”, explica Lalinho.
A esposa e as duas filhas de Lalinho também ajudam no cultivo de plantas, com um ambiente familiar colaborativo, que reflete a essência da agricultura familiar local.
Atualmente, o diferencial da Feira da Agricultura Familiar Gonçalense é, sem dúvida, a frescura e a qualidade dos produtos, que são produzidos localmente, sem uso de produtos químicos ou agrotóxicos.
Fonte: PMSG