unnamed

Ziraldo. Foto/Divulgação

A Biblioteca Parque Estadual passará a se chamar Biblioteca Ziraldo Alves Pinto. É o que prevê a Lei 10.788/25, do deputado Vitor Júnior (PDT), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial do Executivo desta sexta-feira (23/05).

Ziraldo foi um escritor e desenhista brasileiro, nascido na cidade de Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Tinha 16 anos quando se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como ilustrador. Foi um dos pioneiros das revistas em quadrinhos no Brasil quando editou, em 1960, a Turma do Pererê, sendo mais conhecido por seus livros direcionados a crianças, tais como Flicts e O menino maluquinho. Faleceu em abril de 2024, aos 91 anos.

“A homenagem se dá por reconhecimento no cenário cultural brasileiro de sua genialidade e criatividade, que permeiam o imaginário infantil de várias gerações e por reconhecimento à sua obra, que é considerada um clássico e parte do cânone cultural do Brasil”, destacou Vitor Junior.

A biblioteca é localizada na Avenida Presidente Vargas, número 1.261, no Centro da capital fluminense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *