Antes, artistas e gestores dialogaram nas Microteias. Foto/Divulgação: Avigdor Miranda
Quem faz cultura nas cidades fluminenses, artistas, produtores, coletivos e Pontos de Cultura podem participar de uma série de 21 oficinas on-line e gratuitas sobre temas como elaboração e gestão de projetos, produção e organização de eventos, planejamento financeiro e captação de recursos e a Política Nacional Cultura Viva. As atividades começam nesta segunda-feira (19), organizadas pelo Pontão de Cultura Gestão Viva 3.0.
Com duas horas para cada tópico e certificado gratuito, as oficinas têm inscrições abertas no https://linktr.ee/

Antes, o Pontão de Cultura Gestão Viva 3.0 promoveu Caravanas de Formação para incentivar trocas e o aprendizado entre os agentes culturais, buscando reforçar as ações da Cultura Viva e dos Pontos de Cultura no estado. Também foram organizadas Microteias, reuniões regionais com representantes de Pontos de Cultura de dez regiões fluminenses.
“Promovemos a capacitação prática para fazedores de cultura nesses encontros. Agora, queremos alcançar mais pessoas na internet, reforçando o trabalho. Já passamos por 19 municípios nessas dez regiões”, diz Davy Alexandrisky, coordenador do Pontão Gestão Viva 3.0 e das oficinas.
Davy conta que as Caravanas de Formação aconteceram em Mendes, Iguaba, Mangaratiba, Itaocara, Petrópolis, Barra Mansa, Rio,Tanguá, Belford Roxo e São Francisco de Itabapoana. A programação gratuita teve quatro workshops sobre projetos, comunicação, sustentabilidade e acessibilidade, com 60 vagas por região.
A agenda do Pontão pode ser acompanhada através das redes sociais do @pontaogv3.0. O Gestão Viva 3.0 é uma realização do Campus Avançado junto ao Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.
A programação das oficinas on-line por temas é a seguinte: dia 19 de janeiro, das 10h às 12h, “Introdução ao Orçamento Público – PPA, LDO e LOA” ; dia 20, das 9h às 11h, “Licitações e Contratações com a Administração Pública”; e dia 21, das 9h às 11h, “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”.
Depois, todas as oficinas serão sempre das 10h às 12h, seguindo, dia 22, com “Política Cultura Viva – Legislação e Certificação” ; dia 23, “Como Formalizar Juridicamente seu Empreendimento Cultural”; dia 26, “Noções de Contabilidade para Pontos de Cultura”; dia 27, “Noções de Contabilidade para Projetos Culturais”; dia 28, “Projetos – Da Elaboração à Prestação de Contas”; dia 29, “Desenvolvendo a Planilha Orçamentária”; e dia 30, “Produção de Campo e Logística”.
As oficinas continuarão em fevereiro, também das 10h às 12h. No dia 2, o tema será “Redação para Projetos”; dia 3, “Captação de Recursos – Leitura de Editais”; dia 4, “Captação de Recursos – Lei de Incentivo”; dia 5, ” Captação de Recursos – Emendas Parlamentares”; dia 6, “Sustentabilidade Financeira – Lean Canvas para Negócios”; dia 9, “Acessibilidade: Conceitos e Direitos”; dia 10, “Sustentabilidade – Conceitos Iniciais”; dia 11, “Sustentabilidade em Eventos – ABNT NBR ISO 20121”; dia 23, “Elaborando um Plano de Comunicação”; dia 24, “Campanhas em Redes Sociais”; e dia 25, “Elaboração de Press Kit e Portfólio”.

