Solenidade, em Niterói, também será alusiva aos 82 da Associação Fluminense de Jornalistas
A Associação Fluminense de Jornalistas vai conceder, nesta quarta-feira (30/11), às 18h, no Plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói, a inédita Medalha Dom Phillips de Jornalismo e o diploma Amigos da AFJ a 44 profissionais do setor, empresários e personalidades do Estado do Rio de Janeiro. A condecoração é uma homenagem ao jornalista inglês Dominic Mark Phillips, assassinado no início de junho deste ano, no Vale do Javari, no Amazonas, junto com o indigenista Bruno Pereira, e também alusiva aos 82 anos da associação.
Alexandre Tavares, Alex Escobar, Euzébio Rezende, Domingos Peixoto, Pedro Dobal, Felipe Castro e Francisco Edson Alves serão alguns dos agraciados. A primeira medalha será destinada a Alessandra Sampaio, esposa de Dom Phillips, que será representada por um parente. Alessandra gravou um vídeo (em anexo) agradecendo a iniciativa.
– Fundada em 1940, a AFJ permanece, desde então, com a missão de unir, lutar pelos interesses e valorizar os profissionais da mídia em geral e assessorias de imprensa. É um momento muito importante para a associação e em especial para o jornalismo brasileiro, que vem superando desafios enormes a cada ano, para garantir notícias de qualidade, alinhadas com a velocidade que as redações exigem – destaca Lúcia Machado, primeira mulher eleita presidente da instituição. As medalhas também serão entregues pela vice-presidente, Angélica Cunha.
Empresários e personalidades que se destacaram em suas áreas, também receberão Moção de Aplausos, na mesma solenidade, que será restrita a convidados. A sessão plenária, porém, poderá ser assistida em tempo real através das redes sociais da Câmara de Niterói e por videoconferência, pelo Meet.
Alessandra Sampaio, esposa de Dom Phillips, agradece o lançamento da medalha inédita: