Pátio Alcântara e São Gonçalo Shopping aderem à campanha da NIAD para inclusão de pessoas com daltonismo
O Pátio Alcântara e o São Gonçalo Shopping ganharam uma sinalização com um alfabeto das cores único, inovador e transformador para os portadores de daltonismo. A ação faz parte de uma parceria inédita e pioneira entre a NIAD, administradora dos dois empreendimentos, e a ONG portuguesa ColorADD, criadora do sistema de identificação de cores premiado e aprovado pela comunidade científica internacional.
A iniciativa integra a política de responsabilidade social da NIAD, sendo a primeira empresa do setor de shoppings na América Latina a implementar essa linguagem inclusiva em centros de compras. O ColorADD já é utilizado em 90 países e cumpre seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, entre eles “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade” e “redução das desigualdades”.
Segundo Fernanda Benayon, Coordenadora de Marketing do Pátio Alcântara, o objetivo é divulgar a existência do ColorADD, promover uma experiência mais inclusiva para os clientes daltônicos e servir de exemplo para que outras empresas, instituições e órgãos governamentais vejam o impacto positivo que essa comunicação pode propiciar. “É uma ação que promove a diversidade e a inclusão e, portanto, reduz as desigualdades entre as pessoas”, avalia Fernanda.
Para marcar o início da campanha nos dois empreendimentos de São Gonçalo, haverá entrega de balões coloridos e distribuição de material explicativo sobre o daltonismo e o ColorADD. Também serão realizadas ativações recreativas e educativas com os clientes, principalmente o público infantil, incluindo um teste que permite detectar se a criança tem alguma dificuldade para identificar as cores.
“O ColorADD representa um avanço rumo à inclusão e compreensão das necessidades das pessoas com daltonismo. Estou genuinamente emocionado ao testemunhar a adesão da NIAD e do São Gonçalo Shopping a essa causa. Tenho plena convicção de que essa iniciativa promoverá um impacto positivo na vida de inúmeros indivíduos”, diz Diogo Salgado, Coordenador de Marketing do São Gonçalo Shopping.
No São Gonçalo, foi instalado um lounge especial, localizado ao lado do Outback, dedicado a promover a inclusão e a conscientização sobre o daltonismo. Neste espaço, os clientes poderão explorar a proposta dos símbolos de cores desenvolvidos para daltônicos por meio de um grande jogo da memória. Além disso, haverá um ponto informativo onde monitoras estarão à disposição para explicar a campanha e exibir um vídeo educativo sobre o tema.
O destaque das atividades ocorre no sábado, 25 de maio, das 14h às 16h, quando o lounge se transformará em um clube de desenhos e brincadeiras. As atividades serão voltadas para a compreensão das necessidades dos daltônicos e a promoção da inclusão social. As crianças poderão participar de pintura facial, resolver cubos mágicos, jogar Twister e receber balões como brinde.
Sobre a NIAD: A administradora de shoppings centers oferece soluções precisas e inovadoras de gestão, de médio e longo prazos, para aumentar a rentabilidade de investidores e lojistas de empreendimentos de todos os portes. Trabalha todas as áreas do negócio: Planejamento, Desenvolvimento, Gestão, Comercialização e Marketing, e tem em seu DNA o compromisso de guiar os empreendimentos administrados em questões socioambientais, de diversidade e inclusão. Presente em quatro estados e no Distrito Federal, conta com um portfólio que atende diversos perfis de lojistas e consumidores. Estão sob a gestão da NIAD: Boulevard Shopping Brasília (DF), Boulevard Shopping Londrina (PR), Boulevard Shopping Vila Velha (ES), São Gonçalo Shopping, Shopping Pátio Alcântara, Santa Cruz Shopping (RJ) e Boulevard Marília Shopping (empreendimento em construção na cidade do interior de São Paulo).