
Mestre Demetrius e o presidente Gustavo. Foto/Divulgação: Ana Cristina Vitória
A Acadêmicos da Ponta da Areia tem a alegria de anunciar que a partir de hoje, a sua bateria “Swing da PDA” será comandada por um nome que é sinônimo de talento, experiência e conquistas no carnaval: Mestre Demétrius.
Atual campeão da Série Ouro do carnaval carioca à frente da Acadêmicos de Niterói, Demétrius traz em sua bagagem uma carreira marcada por dedicação e excelência rítmica.
Sua trajetória no samba começou em 2001, como ritmista da Acadêmicos do Cubango. O destaque veio rápido, e logo ele integrava as baterias de importantes agremiações dos Grupos Especial e de Acesso. Em 2006, assumiu sua primeira direção de bateria na Unidos do Porto da Pedra, abrindo caminho para uma jornada que o levou a compor a equipe de escolas consagradas como Unidos da Tijuca, Paraíso do Tuiuti, Inocentes de Belford Roxo, Arranco do Engenho de Dentro, União do Parque Curicica, Flor da Mina do Andaraí, Tradição, Em Cima da Hora e Portela, onde atua até hoje como diretor.
Ao longo dessas duas décadas, Demétrius acumulou passagens também pela bateria da paulista Império de Casa Verde, participou de turnê em Portugal com a Unidos da Tijuca e se destacou como formador de novos talentos no projeto “Ritmo e Samba”, no Cubango, na escolinha de percussão da Data Vênia, em Niterói, e na bateria “Pegada de Gorila”, da Inocentes de Maricá.

Como mestre de bateria, estreou na Tradição em 2016. No ano seguinte, assumiu a Acadêmicos do Cubango, onde permaneceu até 2022, quando foi contratado pela Acadêmicos de Niterói. Em 2025, brilhou em jornada dupla, comandando os ritmistas da Acadêmicos de Niterói, coroando seu trabalho com o título de campeão da Série Ouro, e também da Inocentes de Maricá, onde seguirá em 2026.
Premiado por sua competência, conquistou o prestigiado Prêmio Sambanet em 2017 com a bateria da Acadêmicos do Cubango, entre outras premiações. A partir de hoje, toda essa história de vitórias se une à Ponta da Areia, escola de samba da Série C do carnaval de Niterói.
Fonte: Ana Cristina Victória – Direção de Comunicação da Acadêmicos da Ponta da Areia