A partir desta segunda-feira (2), todas as 5.570 cidades brasileiras contarão com a rede 5G pura, de alta velocidade.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a rede 5G pura, chamada standalone, opera na faixa de 3,5 GHz e tem hoje uma velocidade média de 300 Mbps (megabits por segundo), cinco vezes maior que o 4G.
Ou seja, é como assistir a um pequeno filme ou animação de poucos minutos em alta qualidade, e até mesmo baixar arquivos e documentos de forma mais rápida.
A transmissão de dados é mais veloz e permite novas experiências, como realidade virtual e aumentada.
Além disso, o 5G puro tem baixa latência: jogos, vídeos e transmissões não travarão e apresentarão imagens mais fluidas.
Até a liberação do 5G puro, empresas de telecomunicações no Brasil e no mundo utilizavam a tecnologia 5G DSS, ou non-standalone, que oferece uma velocidade superior ao 4G, mas não é o 5G real.
O DSS combina frequências do 4G com antenas 5G para alcançar velocidades de transmissão superiores a 200 Mbps.
Na última etapa de instalação do 5G puro, foram liberadas as últimas 190 cidades brasileiras. Segundo a Anatel, a liberação da faixa de 3,5 GHz ocorreu 14 meses antes do prazo final.
Agora, pelas regras do edital do leilão do 5G, as operadoras devem atender 100% das cidades com mais de 30 mil habitantes até 31 de julho de 2029.
Fonte: SBT e Anatel