Ação teve como objetivo conscientizar sobre a importância do apoio às pacientes oncológicas
Com dizeres como “abrace essa causa com a gente” e muita alegria, mais de 100 mulheres participaram da grande mobilização para promover o autocuidado da mulher nesta quinta-feira (31). A ação, que teve início pouco depois das 8h, seguiu da Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo até o Pátio Alcântara.
A mobilização, que encerrou o Outubro Rosa, foi organizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo e teve como objetivo alertar a população gonçalense para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero.
Durante o evento, as mulheres distribuíram panfletos informativos que falavam sobre o que é o Outubro Rosa, a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero, os impactos que a doença pode causar e os exames preventivos necessários. O panfleto falava informava sobre os equipamentos fornecidos pela Secretaria de Saúde que oferecem atendimento especializado para prevenção e tratamento do câncer de mama, como o Espaço Rosa, no bairro Zé Garoto.
“Durante todo o mês, fizemos diversas ações em função do Outubro Rosa, principalmente falando do autocuidado. A gente fala sobre o que a doença causa no emocional das pessoas e os serviços municipais que oferecemos para ajudar, com grupos de apoio, psicólogos. A Subsecretaria da Mulher vem trabalhando muito as questões psicológicas. Estamos aqui, por exemplo, com alunas da turma de ginástica oferecida pela Prefeitura, exercício que ajuda a trabalhar a autoestima da mulher, a saúde do corpo, alimentação e agregamos isso tudo ao Outubro Rosa”, explicou a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva.
Uma das pessoas que soube da mobilização pelas redes sociais e resolveu participar foi a professora Gisele de Oliveira Timóteo, de 53 anos. Ela descobriu que tem câncer de mama em dezembro de 2023 e não pensou duas vezes antes de alertar sobre a importância da prevenção.
“Eu resolvi participar da mobilização porque a conscientização é importante. Temos sempre que prevenir a doença, fazendo os exames todos os anos e o autoexame. Eu descobri que tinha câncer através do autoexame, por exemplo. Assim que detectei um caroço na mama, eu fui para o médico, fiz os exames e agora estou fazendo a quimioterapia para depois seguir para a radioterapia. Eu fiz, em abril, uma cirurgia da retirada do nódulo no seio. Então, quando eu soube dessa ação, não pensei duas vezes e quis estar aqui para demonstrar a importância da prevenção e do apoio da família, que é importante já que o emocional fica abalado sim”, contou.
Serviço:
O Espaço Rosa funciona na Rua Francisco Portela, número 2.744, no bairro Zé Garoto, de segunda à sexta, das 8h às 17h. O número de contato do Espaço Rosa é (21) 2605-6609 e o Whatsapp é (21) 99461-9389.
Fonte: PMSG