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A e-Rio, disponibilizada pela Seeduc-RJ, oferece trilhas de aprendizagem, conteúdos de recomposição das aprendizagens e planos de aula
Ambiente virtual conta com a ProfessorIA, ferramenta de inteligência artificial com a mediação de professores especialistas, disponíveis para contribuir no processo ensino-aprendizagem
Cada vez mais conectados às tecnologias educacionais, os professores da rede estadual do Rio de Janeiro já somam mais de 20 mil usuários cadastrados na e-Rio. Disponibilizada pela Secretaria de Educação (Seeduc-RJ), a plataforma oferece trilhas formativas, planos de aula, sequências didáticas, ferramentas de interação com o estudante e conteúdos diversos. Um dos destaques do ambiente virtual é a ProfessorIA, recurso de inteligência artificial com mediação de professores especialistas para colaborar com o trabalho docente.
O número de professores cadastrados na plataforma dobrou em um ano, com avanço mais acelerado nos últimos quatro meses, período em que o crescimento mensal de novos usuários tem sido em média de 20%. Esse resultado está diretamente ligado à estratégia de visitas para o letramento digital implementada nas escolas estaduais, que tem como objetivo capacitar os educadores para o uso do e-Rio e da ProfessorIA, ambas desenvolvidas pelo Grupo Eureka para o projeto Educação do Amanhã da Seeduc-RJ. Até o momento, uma equipe de 16 formadores já visitou cerca de 550 escolas, e a meta é alcançar todas as 1.203 unidades da rede até o fim do ano.
“Estamos muito felizes ao ver que mais de 20 mil professores já acessam a plataforma e-Rio. Esse número mostra o forte engajamento da nossa rede, que reconhece na tecnologia, especialmente na inteligência artificial, uma aliada para enriquecer o trabalho em sala de aula. Temos uma rede diversa, com muitos educadores experientes, e vê-los aderindo a novas ferramentas é um sinal claro de que estão dispostos a participar ativamente desse novo momento da educação”, ressalta a subsecretária de Gestão do Ensino, Joilza Rangel.
IA com propósito
A ProfessorIA, lançada há um ano dentro da plataforma e-Rio, surgiu a partir da escuta ativa dos professores da rede estadual durante encontros formativos realizados nas regionais de ensino. De acordo com a superintendente Pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, o objetivo da ferramenta é promover o uso da inteligência artificial com intencionalidade pedagógica. “O professor continua — e sempre será — o centro da experiência educacional. Por isso, mais do que alcançar adesão, a ferramenta vem sendo aprimorada pelos próprios educadores. Desde o início, ficou claro que não se tratava de uma estrutura fixa, mas de uma solução em constante evolução. Cada nova funcionalidade incorporada reflete uma demanda real do cotidiano escolar”, pontua.
Mais do que a inteligência artificial, o grande diferencial da ProfessorIA é a mediação humana feita por professores especialistas. Mas como isso funciona, na prática? Em julho, por exemplo, uma professora perguntou à Maria de Fátima — personagem virtual que representa a IA: “Como elaborar uma proposta de redação para o Enem?”. A resposta recebeu a colaboração do professor especialista Thiago Alberto de Carvalho, que complementou a orientação com sugestões de links para propostas de redação de anos anteriores, úteis para treinar os estudantes. As interações com os docentes também servem de base para a realização de aulas especiais e a elaboração de novas propostas de atividades.
A professora Ivonete Hermínio da Silva Rego teve seu primeiro contato com uma ferramenta de inteligência artificial por meio da ProfessorIA. Ela leciona Língua Portuguesa e Projeto de Vida no Ciep 424 Pedro Amorim, em Itaboraí. “Achei muito interessante. Meu diretor compartilhou algumas dicas de prompts [instruções para a IA] para melhorar as pesquisas e, com isso, consegui agilizar meu trabalho”, conta.
De professor para professor
A coordenadora pedagógica Ana Carolina Souza, do Ciep 426, também de Itaboraí, promoveu uma formação com os docentes da escola antes mesmo da chegada da equipe técnica do projeto. “Percebemos que muitos professores tinham dificuldades com o uso do computador e, em alguns casos, até certo preconceito em relação à inteligência artificial”, disse. Para ela, o letramento digital é essencial para que os educadores se sintam seguros ao incorporar novas tecnologias à prática pedagógica.
Para o professor Marco Saliba, do Grupo Eureka, parceiro da Seeduc-RJ, a adesão de 20 mil docentes à plataforma é uma resposta concreta dos professores às demandas da sociedade. Ele destaca como exemplo a “Semana da Escuta das Adolescências”, que ouviu cerca de 2 milhões de jovens em todo o país. Na iniciativa do Ministério da Educação, uma das principais solicitações foi a ampliação do uso de tecnologias e mídias digitais no processo de aprendizagem. “Estamos vencendo barreiras e nos aproximando das expectativas dos estudantes. A maioria de nós não é nativamente letrada digital, e esse avanço só está sendo possível graças a um esforço coletivo que envolve os professores e, sobretudo, o trabalho cuidadoso da Secretaria de Educação, que tem visitado cada escola com escuta e apoio”, afirma.
Saliba chama também a atenção para o fato de que o número de docentes cadastrados já supera o público-alvo inicial do projeto Educação do Amanhã, voltado à recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática. “Percebemos que professores de outras disciplinas também passaram a utilizar a plataforma como recurso para qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, têm contribuído ativamente para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos”, explica.
Celebração
A evolução da plataforma e-Rio e, especificamente da ferramenta ProfessorIA, foram celebrados em uma live especial, transmitida pelo YouTube. O encontro reuniu representantes da comunidade escolar, Seeduc-RJ e do Grupo Eureka para compartilhar experiências, apresentar dados sobre o uso da plataforma e destacar as contribuições da inteligência artificial no cotidiano escolar. Durante a transmissão, também foram anunciadas as próximas etapas da formação continuada e do aprimoramento da ferramenta a partir das sugestões dos próprios educadores.
Fonte:Ana: Igor Araujo e Claudia Bellintane