Espaço irá proporcionar acolhimento e proteção às vítimas de violência da cidade
Com o compromisso de oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor às vítimas de violência doméstica, sexual e de gênero, a primeira-dama de Maricá, Gabriela Lopes, reuniu-se nesta semana com o comandante da 82ª Delegacia de Polícia, Cláudio Vieira de Campos, e com a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Bastos. O objetivo foi debater a criação da Sala Lilás na delegacia, que será um espaço para proporcionar conforto e segurança durante o registro das ocorrências.
A iniciativa visa reduzir o impacto emocional causado pelo relato de casos traumáticos, incentivando as vítimas a denunciarem seus agressores e a buscarem a proteção necessária. Durante os registros das ocorrências, as vítimas receberão o apoio de profissionais especializados, como psicólogos e assistentes sociais.
“É de suma importância que a gente olhe com seriedade para o que vem acontecendo nos últimos anos. Os casos de violência contra as mulheres têm crescido exorbitantemente! Aproveitei as agendas que a Ingrid já havia marcado com o Delegado e o Secretário de Segurança para me colocar como uma parceira efetiva nessa luta. Com a participação de toda sociedade, podemos atuar nessa infeliz realidade que é a da violência contra as mulheres”, disse Gabriela Lopes.
No encontro, o delegado Cláudio Vieira informou que duas mulheres vão realizar o atendimento às vítimas na Sala Lilás. “Já é um avanço e um ganho para nós! Essa luta é uma luta coletiva. Tenho uma filha e quero que ela cresça livre disso. E não só ela, esse é o meu desejo para todas”, reforçou a primeira-dama.