
Foto/Divulgação: Thamyris Mello
Cidade foi escolhida por pioneirismo em políticas de renda básica e economia solidária
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, comemora o fato da cidade ser o segundo município brasileiro na história a sediar o Congresso da Rede Mundial da Renda Básica (BIEN, na sigla em inglês, Basic Income Earth Network). O evento, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto, trará debates sobre renda básica, economia solidária e proteção social, colocando em foco a experiência maricaense e de outras cidades brasileiras que se tornaram referências na implementação dessas políticas.
A sede da Universidade de Vassouras, no bairro Flamengo, será o local do encontro. Entre os palestrantes confirmados estão nomes reconhecidos internacionalmente e nacionalmente, como Philippe Van Parijs (Bélgica), Aldaíza Sposati (Brasil), Pablo Yanes (México), Eduardo Suplicy (Brasil), Jorge Pinto (Portugal), Verena Löffler (Alemanha), Joaquim Melo (Brasil), Ariana Britto (Brasil), Sarath Davala (Índia) e Hilde Latour (Holanda).

Em 24 edições, é a segunda vez que o evento anual da BIEN acontece na América Latina, sendo a primeira em São Paulo, em 2010. Neste ano, o congresso contará com 400 expositores de vários países. A estimativa é que estejam presentes pesquisadores, ativistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil como um todo.
O fato de Maricá ser uma cidade pioneira em políticas de renda básica serviu como inspiração para que o congresso de 2024 fosse realizado no Rio de Janeiro. Atualmente, oito cidades do estado adotaram programas de transferência de renda e criaram moedas locais, incluindo a vizinha Niterói. O município maricaense também se consolida como ponto de turismo para o mundo com feiras e festivais de cerveja e gastronomia. O momento servirá também para que jovens de todo o mundo sejam atraídos com o objetivo de trocar conhecimento com os estudantes locais.

Depois de dois dias em Maricá, Niterói também receberá o congresso, entre os dias 27 e 29. Aos interessados, o evento também convida pesquisadores a submeterem trabalhos acadêmicos. O prazo final para submissão segue até 25 de abril. As propostas podem incluir painéis, artigos, pôsteres e produções culturais em inglês, espanhol ou português. Para mais informações e submissão, acesse: www.bien2025.com.br.

Sobre a BIEN
A BIEN é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1986, com sede no Reino Unido. Seu objetivo é organizar conferências globais para discutir e disseminar pesquisas, políticas e ideias inovadoras.
Calendário
Prazo final para submissão de trabalhos: 25 de abril
Dia da América Latina – 25 de agosto – Maricá (RJ)
Dia do Jovem Pesquisador – 26 de agosto – Maricá (RJ)
Congresso da BIEN – 27 a 29 de agosto – Niterói (RJ)
Saiba mais: www.bien2025.com.br
Fonte: marica.rj.gov.br