Museu Janete Costa tem programação especial de férias para crianças
Em janeiro, o Museu Janete Costa de Arte Popular promove o projeto Férias no Museu, com uma série de atividades culturais voltadas para crianças e jovens.
Com uma programação realizada pela equipe do educativo do museu e artistas convidados, os visitantes participam de oficinas lúdicas e artísticas, com temáticas como a sustentabilidade e a cultura brasileira.
No sábado, 18 de janeiro, a partir das 10h, a atividade Arte Popular para Crianças recebe oficinas e contação de história. Às 10h, todos são convidados a participar de uma caça ao tesouro, uma aventura interativa que estimula a observação e a curiosidade, tornando a visita ao museu ainda mais empolgante. Às 11h, será a vez da contação de história do livro “Priscila quer ser feliz”, apresentado pela autora Márcia de Barros. Ao meio-dia, o educador Douglas Araújo realizará uma oficina de pipas artesanais, promovendo o olhar lúdico e artístico das crianças e transformando materiais simples em verdadeiras obras de arte.
Na terça-feira, 21 de janeiro, às 14h, os educadores do museu promovem o Sankofa Educativo, uma atividade que convida as crianças a explorarem a história e a cultura através da arte. Inspirados no símbolo africano Sankofa, que significa “voltar e pegar o que se esqueceu”, serão realizadas brincadeiras afro referenciadas que refletem tradições, histórias e valores culturais. Às 15h, acontece a Oficina de Criatividade, um espaço no qual as crianças podem explorar diversas técnicas artísticas e tipos de materiais, criando suas próprias obras de arte.
No dia 22 de janeiro, os participantes exploram impressões e cores. Às 14h, as crianças aprendem a técnica de impressão de isogravura, realizada por meio de isopor, criando suas próprias matrizes e impressões artísticas, um método tradicional e divertido de produção de arte. Às 15h, o artista plástico Luiz Carlos Marques ensina a fazer mandalas com bastante cores, traços, linhas, imaginação e muita diversão.
Na quinta-feira, 23 de janeiro, às 14h, Bianca Branco apresenta uma oficina de máscaras, reunindo a expressão artística, consciência ambiental e o desenvolvimento cultural, em uma experiência enriquecedora. A oficina busca inspirar as crianças a repensar o conceito do lixo e dos resíduos, transformando-os em peças de arte únicas que transmitem mensagens poderosas sobre sustentabilidade e cultura. Às 15h, as crianças são convidadas para a atividade Autorretrato Coletivo, na qual desenham seus autorretratos ou o perfil de outras pessoas, incentivando a observação e a empatia. Ao final, as obras se tornam uma grande exposição de rostos e caricaturas.
Na sexta-feira, 24 de janeiro, as atividades tratam sobre a sustentabilidade. Às 14h, as crianças são desafiadas a pensar sobre sustentabilidade e urbanismo enquanto criam maquetes de cidades lúdicas, ecológicas e cheias de cores e referências, transformando o Museu Janete Costa em uma minicidade. Às 15h, o artista João Maturo realiza uma oficina unindo a criatividade, consciência ambiental e expressão. Os participantes serão convidados a se conectar com o simbolismo do guerreiro – coragem, resiliência e força interior – enquanto aprendem sobre a importância da reciclagem e reutilização de materiais no cuidado com o planeta. Cada criança terá a oportunidade de criar seu próprio traje, combinando texturas, cores e formas.
As atividades são gratuitas e voltadas para crianças e jovens dos 6 aos 15 anos. As atividades estão sujeitas à lotação, o formulário está disponível nas redes do Museu (https://www.instagram.com/
Confira a programação completa:
Sábado, 18 de janeiro de 2025
10h – Caça ao Tesouro
11h – Contação de história do livro “Priscila quer ser feliz’’
12h – Oficina de Pipas Artesanais com Douglas Araújo
Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
14h – Sankofa Educativo
15h – Oficina de Criatividade
Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
14h – Isogravura
15h – Mandalas do Universo, Constelação de cores com Luiz Carlos Marques
Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
14h – Oficina de máscaras com material reciclado com Bianca Branco
15h – Autorretrato Coletivo
Sexta-feira, 24 de janeiro 2025
14h – Construa Sua Cidade Sustentável
15h – Armadura lúdica sustentável com João Maturo
Projeto Férias no Museu
Museu Janete Costa de Arte Popular
Rua Presidente Domiciano, 178, São Domingos, Niterói
Classificação indicativa livre
Entrada Gratuita
One Love Áfrika Festival abre a programação cultural de 2025 da Sala Nelson Pereira dos Santos
A Sala Nelson Pereira dos Santos abre a sua programação de 2025, na quarta-feira, 16 de janeiro, recebendo o One Love Áfrika Festival (OLÁ Festival), um evento inovador que celebra a rica tapeçaria cultural do Brasil e do continente Africano.
No contexto do festival, ÁFRIKA com “K” simboliza a unidade profunda e indestrutível entre os povos da África e da diáspora africana, transcendendo a geografia para abraçar a essência de um povo global. Este conceito reflete uma identidade coletiva poderosa, onde a diversidade das experiências africanas, tanto no continente quanto fora dele, é celebrada como um elo inquebrável de história, ancestralidade, cultura e resistência.
Idealizado pelo artista e arquiteto Trevor Gudkid, de origem ganense, juntamente com sua equipe e outros artistas africanos residentes em Niterói, como Dandy BJ do Benin, Prince Dortey do Gana, Yassine Lagraf, da Argélia, Bash da Nigeria; e Lilian, da Guiné Equatorial, o festival tem como objetivo fomentar e aprofundar os laços culturais e relacionais através de uma experiência imersiva de entretenimento.
OLÁ Fest oferece palco e voz para talentos que representam a riqueza da cultura africana e sua diáspora, destacando a importância da inclusão e diversidade. Niterói, cidade anfitriã, está no caminho para fazer história ao sediar (primeiro festival organizado por africanos residentes no Brasil) o primeiro evento desse porte na região, na sala Nelson Pereira dos Santos.
Sob o lema “One Love, One People!”, o festival promete unir pessoas através da música, arte e cultura, consolidando-se como um marco no calendário cultural da cidade. Venha fazer parte dessa celebração única onde a cultura africana ganha vida em um só palco, sob um só coração. É preciso viver para saber!
Com a presença de vários artistas independentes, de diversos países do continente africano e do Brasil. Entre os artistas confirmados estão Trevor Gudkid (Gana), Dandy BJ (Benin), New Problem (Angola), Krika OG (Brasil), DJ Talie (Brasil), Bash (Nigéria) e muitas outras atrações, aproximando ainda mais a população brasileira da cultura contemporânea africana.
O evento criará uma plataforma para a troca cultural entre o Brasil e a África, promovendo uma compreensão e apreciação intercultural por meio da música, arte e performance. Um vínculo direto entre países africanos e o Brasil será estabelecido, fortalecendo os laços entre essas culturas vibrantes.
SERVIÇO
One Love Áfrika Festival (OLÁ Fest 2025)
Tema: Paz e União Através dos Ritmos
Data: 16 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 19:30 às 22:00
Classificação Etária: +10
Duração: 2h30
Valor dos Ingressos: Gratuito
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
Chansong convida Jane Duboc para homenagear Tom Jobim
A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe na quarta-feira, 22 de janeiro, às 20h, o quarteto musical Chansong tendo como convidada a cantora Jane Duboc, para um espetáculo que marca os trinta anos sem Tom Jobim, o Maestro Soberano.
Originalmente o projeto Chansong reúne a obra de Tom Jobim e Michel Legrand, num intercâmbio musical inédito. O grupo é formado por Valerie Lu (voz), Lucynha Lima (voz), Kiko Continentino (piano e arranjos) e Marcello Ferreira (violão e voz). São dois casais, quatro vozes, piano e violão, interpretando canções em francês, português e inglês, com arranjos próprios.
O grupo fez sua estreia com Paulo Jobim como convidado especial em 2019 no Theatro Municipal de Niterói, tocando em várias praças com artistas como Simone Guimarães, Filó Machado, Maurício Einhorn, entre outros convidados. Agora o quarteto se apresenta pela segunda vez com a cantora Jane Duboc, uma das mais lindas vozes da MPB.
Chansong tem a direção musical e arranjos de Kiko Continentino, parceiro de Jane em outros projetos e também especialista na obra de Tom Jobim.
Jane Duboc foi agraciada com a canção “Correnteza” pelo próprio compositor. A gravação aconteceu com arranjo de Luiz Eça, acabou não entrando em seu primeiro álbum e segue inédita até hoje. Além dessa, outras pérolas estarão no repertório do show, como “Águas de Março”, “Chovendo na Roseira” e “O Boto”, entre outros clássicos inesquecíveis do repertório jobineano.
Serviço
Chansong convida Jane Duboc – Homenagem a Tom Jobim
Data: 22 de janeiro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 20h
Duração: 80 min
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói