
Foto/Divulgação: Freepik
Demanda por consultas médicas subiu 25% para adultos e crianças no período
A tendência de aumento nas infecções das vias aéreas superiores, observada em ambulatórios e laboratórios, também tem se refletido no Pronto Atendimento Digital do Grupo Fleury — especialmente quando causadas por viroses respiratórias. Entre o público pediátrico, o número de atendimentos cresceu 45% entre janeiro e abril deste ano, mantendo-se elevado em maio. Considerando adultos e crianças, a demanda por teleconsultas médicas aumentou, em média, 25%. As doenças respiratórias seguem como a principal queixa dos pacientes, sendo que os estados com maior volume de atendimentos são São Paulo (56%), Rio de Janeiro (12%), Minas Gerais (6%) e Bahia (4%). Dados do Pronto Atendimento Digital do Grupo Fleury mostram que 94% destes pacientes tiveram suas demandas sanadas na p rópria consulta de telemedicina e apenas 6% destas consultas, que apresentaram sinais de gravidade, os pacientes foram encaminhados para um pronto socorro presencial.
“Esses casos demostram que a telemedicina, além de ser um meio prático e mais confortável para o paciente em quadros menos complexos, ajuda na coordenação do sistema, desafogando o pronto socorro e encaminhando os casos mais graves com agilidade”, explica a infectologista e gerente do Pronto Atendimento Digital do Grupo Fleury, Dra. Jane de Oliveira Gonzaga Teixeira.
Para atender aumentos pontuais de demanda como esse, o Grupo Fleury desenvolveu uma metodologia única de alocação de plantões de seus mais de 600 médicos, distribuídos em todo o País, que permite prever e ajustar a demanda durante todo o dia, com escala variável. O Pronto Atendimento do Grupo Fleury também conta com alguns diferenciais de mercado que colaboram para esta adesão entre os seus beneficiários, como teleconsultas 24 horas (incluindo nos finais de semana e feriados); protocolos clínicos próprios, interdisciplinares, baseados em evidências clínicas de sociedades médicas e Ministério da Saúde; pós-consulta de enfermagem para acompanhamento a distância de pacientes que inspiram maior cuidado segundo a indicação do corpo médico; e c omunicação de resultados críticos de laboratório.
“Após uma consulta no Pronto Atendimento Digital, se o paciente opta por realizar a coleta dos exames em uma das marcas do Grupo Fleury, em caso de resultados críticos ou risco iminente de saúde, nossa equipe médica é notificada e entra em contato por telefone com o paciente para uma nova orientação sobre a conduta a seguir”, explica a Dra. Jane.
A médica lembra, também, que a documentação gerada em consulta, tais como pedidos de exame, atestados, receituários, além dos resultados dos exames dos laboratórios do Grupo Fleury, ficam disponíveis no aplicativo. “Estes registros podem ser compartilhados com o médico de referência do paciente para continuidade do cuidado ou, em caso de piora, no pronto socorro, auxiliando essa equipe”, acrescenta a infectologista.
Fonte: Anesia Pinto