
Foto/Divulgação: Luciana Carneiro
A Prefeitura de Niterói investe na qualificação profissional da população. É o caso dos 71 formandos das primeiras turmas da Escola de Gastronomia Nédio Mocellin, no Fonseca. Nesta sexta-feira (9), eles participaram da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de cinco cursos oferecidos em parceria com o Senac-RJ: pizza; quentinhas; técnicas de serviço de garçom; workshop de congelados; e preparo e serviço de coquetéis. Os alunos são beneficiários da Moeda Social Arariboia e dez tiveram uma surpresa aos serem encaminhados para o mercado de trabalho.
O prefeito Rodrigo Neves destacou que uma das responsabilidades do poder público é fomentar o emprego, dando mais qualidade de vida para a população.
“São duas formas de combater a pobreza e a desigualdade: a Moeda Arariboia, que é um programa de transferência de renda e moeda social, auxiliando de maneira mais imediata, e os cursos de qualificação profissional, que proporcionam dignidade e independência financeira”, afirmou Rodrigo Neves.
A Escola de Gastronomia Nédio Mocellin é administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária. O responsável pela pasta, Elton Teixeira, participou da formatura e ressaltou que o evento era a concretização de um sonho.
“Essa escola foi pensada há 12 anos. Desde então, conseguimos avançar muito na área de segurança alimentar, com projetos como os restaurantes populares, por exemplo. Nossa meta é que esse espaço ofereça, em dois anos, sete mil certificações em parceria com o Senac, uma instituição de peso, reconhecida no mercado”, disse o secretário.
Para Fabiano Gonçalves, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, ter profissionais qualificados é um diferencial da cidade em relação aos municípios vizinhos.
“Não tem como desenvolvermos Niterói se não tivermos mão de obra qualificada”, observou ele.
A secretária da Mulher, Thaiana Ivia, falou da importância da capacitação e de buscar conhecimento.
“Aproveitem essa oportunidade. Conhecimento é algo que ninguém tira da gente. O setor de gastronomia é o segundo que mais emprega em Niterói. Tenho certeza de que essa parceria renderá bons frutos para a empregabilidade”, enfatizou Thaiana Ivia.
Sérgio Ribeiro, diretor regional do Senac-RJ, fez questão de declarar que tem orgulho da parceria com a Prefeitura de Niterói.
“Essa iniciativa é transformadora. A educação é o único caminho para as pessoas transformarem suas vidas, seja aprendendo algo novo ou se aperfeiçoando em alguma área”, garantiu ele.
Jessica Dias Oliveira, de 28 anos, já trabalhava na área de festas e se formou no curso de técnicas de serviço de garçom.
“O curso foi uma grande oportunidade de aprimorar meus conhecimentos e poder dar uma vida melhor para a minha filha. Saio daqui com uma vaga de estágio, que é muito importante para mim. Daqui para a frente espero conquistar todos os meus objetivos”, disse Jessica emocionada.
Luciana Antunes Silva, da Ilha da Conceição, expandiu o próprio negócio após concluir o curso e virar pizzaiola. Aos bolos e salgados já conhecidos dos clientes juntaram-se pizzas de vários tamanhos.
“Sempre trabalhei na parte da gastronomia, mas nunca tinha acertado o ponto da pizza. O curso foi melhor do que eu pensava. Já recebo encomendas e consigo ter mais uma renda”, explicou ela.
Fernando Genaro, de 62 anos, recebeu dois certificados, pelos cursos de pizzaiolo e de quentinhas. Com o ânimo renovado, ele já pensa em buscar financiamento para empreender.
“Eu estava em um momento depressivo, mas esse curso me deu ânimo para crescer. Chamei alguns colegas para montar um negócio comigo, em um espaço que arranjei no Centro de Niterói, mas não temos dinheiro para o maquinário. Precisamos de investidores”, contou Fernando Genaro.
A cerimônia de formatura ainda contou com a presença da deputada estadual Verônica Lima e do vereador Sylvio Mauricio.