foto 2

Foto/Divulgação

Evento tem recorde de inscritos e conta com o patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Até domingo (4), Niterói será a casa do basquete. A cidade recebe a sexta edição do Campeonato Sul-Sudeste de Basquetebol Master, que tem patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Ao todo, 62 equipes e 646 atletas participam da competição, o que representa um novo recorde de inscritos na história do evento.

O torneio tem categorias diferentes para homens e mulheres e aceita competidores a partir dos 30 anos de idade. As partidas são disputadas nas quadras do CT Niterói Joga em Rede, no Barreto; dos colégios La Salle Abel e São Vicente, ambos em Icaraí, e do Clube Português de Niterói, no Ingá, que foi reformada recentemente. Além das partidas, haverá uma confraternização no Praia Clube São Francisco, neste sábado (3).

Foto/Divulgação

O prefeito Rodrigo Neves destaca o papel da cidade no apoio ao esporte e aos atletas em geral.

– Niterói abraça atletas de todas as idades, sejam amadores ou profissionais. Temos o Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, inaugurado no ano passado, e iniciativas como o Pesc, Parque Esportivo e Social do Caramujo, que estimulam a participação de crianças e jovens em atividades esportivas, além de muitos locais onde é possível a prática gratuita de atividades, como os complexos do Barreto e da Concha Acústica. Agora, estamos na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, uma candidatura conjunta com o Rio de Janeiro. Antes mesmo do Pan lançaremos o Time Rio-Niterói, um programa de apoio aos atletas que tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, e vamos fazer cinco Ginásios Educacionais Olímpicos – diz o prefeito.

É a segunda vez que Niterói sedia o Campeonato Sul-Sudeste de Basquetebol Master. Na edição 2025, participam não apenas equipes de diversas cidades das regiões Sul e Sudeste, mas também atletas da Associação de Veteranos de Mato Grosso do Sul (AVBMS), da Região Centro-Oeste, convidados especialmente para o evento.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, observa que o esporte também contribui para a economia e o turismo da cidade.

– Niterói avançou na área de esportes e hoje estamos sediando vários eventos importantes. É crucial você investir no esporte e ver o retorno do público, retorno da rede hoteleira. Esse processo é muito importante para divulgar cada vez mais a cidade – afirma Gallo.

Paralelamente à competição haverá uma clínica gratuita de basquete, com a presença de Cadum e Israel, campeões pan-americanos de 1997, e a Feira Atípica, organizada pela Casa Atípica e gerenciada por mães atípicas empreendedoras. A feira estará presente nos ginásios oficiais do torneio, trazendo produtos especializados e promovendo tanto a inclusão social quanto o fortalecimento do empreendedorismo local.

A sexta edição do Campeonato Sul-Sudeste de Basquetebol Master é realizada pela Associação de Veteranos de Basquete de Niterói (AVBN) e pela Federação Brasileira de Basquete Master (FBBM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *