Gestantes que fazem o acompanhamento de pré-natal pela rede básica do município de Itaboraí fizeram uma visita guiada pela maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia. A ideia é apresentar às futuras mamães e papais o lugar onde receberão seus filhos, por meio do parto. Desde abril de 2018, as enfermeiras da unidade guiam as grávidas, e seus acompanhantes, nessa visita, com o intuito de tornar o momento do parto ainda mais familiar. Na oportunidade elas recebem orientações sobre a documentação necessária, objetos de uso pessoal que devem ser levados para a maternidade e documentos para o registro civil do bebê, no cartório que funciona dentro do hospital. As visitantes conhecem todas as alas da maternidade, que conta com sete enfermarias, uma sala para parto normal, além do centro cirúrgico para as cesarianas. Em ambos os partos, o acompanhante pode assistir o nascimento do bebê.
Ao longo da visita pela maternidade, a enfermeira e supervisora da ala, Luisa Cordeiro explica sobre os cuidados com o atendimento que os recém-nascidos e as mães recebem no tempo que permanecem na unidade, que é em média, de 48h. “Aqui no Leal Júnior oferecemos o teste da orelhinha e da linguinha, feitos pela fonoaudióloga; o teste do pezinho, pela equipe de enfermagem do hospital e o do olhinho, feito pelo pediatra. Se o bebê nascer com algo que precise de mais atenção, ele sai daqui com a consulta marcada com um especialista”, explicou a supervisora. Quando a gestante escolhe ter seu filho no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, as enfermeiras, logo após o parto, cuidam do recém-nascido, que recebe uma pulseira numerada. Desta forma, já saem da sala de parto ou do centro cirúrgico identificados, evitando a troca de bebês e dando mais tranquilidade aos pais. Ainda, recebem vacina de hepatite B e a vitamina K, como prevenção de doença hemorrágica. Já no dia da alta hospitalar, o bebê recebe, também, a vacina BCG e os cuidados recebidos ficam registrados no cartão da criança, que é oferecido gratuitamente pela unidade. O resultado da maioria dos exames que os bebês fazem no hospital é informado na hora, com exceção do teste do pezinho. A enfermeira Luisa informa também, durante a visita, que o resultado desse exame tem até 15 dias úteis para ser liberado e os pais podem buscá-lo na Unidade Básica Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro de Itaboraí, ou através do site da APAE Rio. A enfermeira explica ainda sobre os cuidados que a mãe e o recém-nascido recebem no hospital: “Quando a mãe é internada em nossa maternidade, ela passa por alguns exames para detecção de certas doenças, como HIV, Sífilis e Hepatite B e C para a prevenção dessas doenças”, explica.
Durante todo tempo que permanecem na maternidade as mães são acompanhadas de perto pela equipe formada por enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicos obstetras, pediatra, coordenador médico e supervisora de enfermagem. Ainda na visita, a supervisora apresenta os equipamentos novos, para auxílio do parto humanizado e também informa aos pais sobre o funcionamento do Cartório de Registro que funciona no hospital de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, para que os bebês já saiam da unidade com um documento. Qualquer gestante a partir da 28ª semana pode realizar uma visita guiada pela maternidade do Leal Júnior. Basta solicitar que a enfermeira que acompanha o pré-natal faça o agendamento. Para quem faz o pré-natal pela rede particular, mas comparecer ao Leal Júnior, nos dias das visitas, que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h.