
Foto/Divulgação: Lucas Benevides
Com histórias de superação e orgulho, garis mostram que cuidar da cidade é também cuidar de pessoas. Na Clin, eles também plantam e reciclam
Neste 16 de maio, Dia do Gari, a homenagem deve ir além do simbólico: é um reconhecimento ao trabalho de quem mantém Niterói limpa e entre as cidades mais bem colocadas no país em gestão de resíduos. Líder no ranking estadual e terceira colocada nacionalmente no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu), Niterói coleta, por meio da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), mais de 700 toneladas de resíduos por dia, entre domiciliares e públicos. Tudo isso só é possível graças ao empenho diário de seus garis.
Em Niterói, eles não apenas varrem ruas. Os garis cuidam, acolhem e transformam. São mais de mil profissionais que fazem parte dos 14 Distritos de Limpeza Urbana (DLUs) e se dividem em diferentes frentes de trabalho: desde a varrição das vias, coleta seletiva e capina de encostas até a manutenção de bueiros e plantio em áreas de reflorestamento.
“Hoje é o Dia do Gari e eu não poderia deixar de expressar a minha gratidão pelos profissionais da Companhia de Limpeza de Niterói. Todos os dias eles se dedicam com zelo para que nossa cidade esteja sempre limpa, organizada e acolhedora. Não é à toa que Niterói lidera o ranking de Limpeza Urbana. Para cada gari, pelo essencial trabalho que realizam para manter a cidade limpa, o meu muito obrigado e parabéns”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Histórias que inspiram – Maria Auxiliadora Maciel, conhecida como Dora, é uma dessas histórias que representam superação e orgulho. Irreverente, direta e com fama de “braba”, como dizem os colegas, Dora enfrentou tempos difíceis antes de entrar para a CLIN. Moradora em situação de rua, ela teve a vida transformada quando passou no concurso da companhia em 1992. Começou varrendo ruas no Barreto e, em 1997, já era encarregada de equipe.
“Escolhi a CLIN porque vi ali uma chance de dar uma vida melhor para minhas filhas. Criei as duas com meu salário, ajudei minha mãe e conquistei minha casa. Aqui, me encontrei. É minha segunda casa”, conta Dora, com orgulho.
Outro exemplo é Luiz da Silva Neto, que há mais de 20 anos acorda todos os dias às 4h da manhã para chegar a tempo ao viveiro da CLIN, onde é encarregado. Luiz fala com alegria do que faz:
“Sinto orgulho de vir trabalhar todos os dias no viveiro, no meio da natureza. É gratificante saber que estamos cuidando da cidade de um jeito tão especial”, afirma.
Eliane Mara Leite dos Santos também é gari e atua hoje na equipe de reflorestamento. Antes, fazia varrição nas ruas. Desde 2019, sua rotina mudou quando passou a trabalhar diretamente com plantio no viveiro. Para ela, a mudança foi mais do que profissional.
“Eu adoro vir para o viveiro. Aqui aprendi muito sobre educação ambiental, levo esse conhecimento para casa e ensino meus filhos. A CLIN é uma escola de vida para mim”, destaca.
Se o trabalho garis é essencial em todas as cidades do mundo, na CLIN eles são ainda mais especiais. A companhia sabe que cada um deles é o que existe de mais valioso, como ressalta o presidente Acílio Borges:
“Neste dia especial, queremos reconhecer não apenas o trabalho árduo que os garis realizam diariamente, mas também o amor e orgulho que dedicam a suas funções. Eles são essenciais no nosso município e sem eles Niterói não seria a cidade incrível que é. Os garis trabalham incansavelmente para manter a cidade limpa e segura para todos os seus habitantes”, destaca Acílio Borges.
Muito além da vassoura – Além da varrição tradicional, os garis da CLIN atuam em áreas de difícil acesso com técnicas de rapel, graças a uma parceria com o sistema Firjan, e garantem que locais como encostas recebam limpeza e capina com segurança. Esses profissionais também cuidam da caiação dos meios-fios, limpeza de bueiros, recolhimento de lixo eletrônico e trabalham na remoção de lama e galhos em dias de chuva forte.
A CLIN conta ainda com um setor de serviço social que acompanha de perto o bem-estar físico e emocional dos funcionários e de seus familiares. A empresa oferece uniforme com proteção UV, protetor solar, chapéus e realiza palestras sobre saúde e segurança no trabalho, especialmente em períodos de calor intenso.
Cuidado com o viveiro de plantas – O viveiro da Clin é cuidado pelos garis e serve como base para o reflorestamento, recuperação de encostas e áreas degradadas e arborização de regiões da cidade. As mudas são produzidas a partir de resíduos de poda, já que este material é rico em nutrientes e auxilia no desenvolvimento das plantas. Para a empresa, é muito gratificante a visitação no local: um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela companhia.
Com cerca de 140 mil mudas, sendo aproximadamente 90 espécies da Mata Atlântica, o viveiro da Clin coleciona espécies como pau-brasil, babosa branca, aroeira, angico-vermelho, figueira da pedra, além de mudas de ipê branco e roxo, açaí, jabuticaba, pitanga, dentre outras espécies frutíferas.