
Foto/Divulgação: Patricia Gomes
Iniciativa valoriza habilidades socioemocionais por meio de dinâmica lúdica e participativa com base na escuta dos estudantes.
Na Rede Municipal de Ensino, brincadeiras e jogos também são ferramentas de aprendizagem. A Escola de Formação Paulo Freire (EPF) recebeu, na sexta-feira (30/5), o evento de lançamento do jogo “Dá o Papo”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com desenvolvimento da MultiRio. Voltado para adolescentes, o jogo estimula reflexões sobre temas importantes da convivência escolar, como bullying, cyberbullying, discriminação, racismo e ética nas relações.
Durante o evento, estudantes e profissionais da rede assistiram a um vídeo demonstrativo, que apresentou o recurso pedagógico e explicou seu funcionamento. Em seguida, participaram de uma roda de conversa refletindo sobre os temas abordados. O material ficou disponível na EPF para experimentação.
“Acreditamos que a escola é também um espaço de escuta, diálogo e construção de vínculos. O ‘Dá o Papo’ surge como uma ferramenta lúdica que estimula a empatia e a reflexão entre os estudantes, promovendo debates fundamentais sobre convivência, bullying e respeito mútuo. Com ele, queremos fortalecer uma cultura de paz e cuidado nas nossas escolas”, comenta o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
O “Dá o Papo” foi desenvolvido pela MultiRio a partir de relatos coletados pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, da Subsecretaria de Articulação e Integração da Rede. As cartas trazem frases inspiradas em situações reais vividas por alunos e funcionam como ponto de partida para conversas em grupo, com escuta ativa e respeito às diferentes perspectivas. Com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e no protagonismo estudantil, o jogo integra o conjunto de iniciativas da MultiRio que articulam o entendimento e intencionalidade pedagógica voltadas à educação.
“Essa iniciativa reafirma o papel da MultiRio em desenvolver recursos pedagógicos que combinam intencionalidade e formatos atrativos, com foco em temas que perpassam o cotidiano escolar. Ao propor reflexões sobre convivência, respeito e diversidade, o jogo contribui para o fortalecimento das competências socioemocionais e para a construção de ambientes escolares mais acolhedores e conectados com as vivências dos estudantes”, afirma a diretora-presidente da MultiRio, Maíra Moraes.
O “Dá o Papo” funciona como um recurso pedagógico facilitador, apoiando os profissionais da educação em seu cotidiano escolar. A dinâmica estimula o debate coletivo entre os estudantes, mediado por um adulto, e fortalece a construção de ambientes mais acolhedores, participativos e respeitosos.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação do Rio